EsportesNotícias

Frank Williams, chefe de equipe mais antigo da Fórmula 1, morre aos 79 anos

Sir Frank completou 50 anos como chefe de equipe de F1 em 2019, tendo comandado duas equipes na época, a última das quais conquistou sete títulos de pilotos e nove campeonatos de construtores.

O britânico e sua família, incluindo a filha Claire, que comandava a equipe no dia-a-dia desde 2013, deixaram a F1 no início deste ano depois de venderem a equipe para a firma de investimentos Dorilton Capital.

Sir Frank, que sofreu uma lesão na medula espinhal em um acidente de carro em 1986 que o impediu de andar, começou a reduzir sua carga de trabalho na F1 em 2012, quando desceu do conselho da Williams.

Claire assumiu como representante da família e mais tarde foi nomeada vice-chefe da equipe, cuidando da rotina diária – no entanto, Sir Frank manteve o título de chefe da equipe.

Ele passou algum tempo no hospital em 2016 se recuperando de uma pneumonia e posteriormente parou de viajar para as corridas. Ele também deu entrada no hospital em dezembro do ano passado.

Após a notícia da morte de Sir Frank, uma declaração da Williams disse: “É com grande tristeza que, em nome da família Williams, a equipe pode confirmar a morte de Sir Frank Williams CBE, fundador e ex-diretor da Williams Racing, em a idade de 79.

“Depois de ser internado no hospital na sexta-feira, Sir Frank faleceu pacificamente esta manhã, cercado por sua família.

“Hoje prestamos homenagem à nossa figura de proa tão amada e inspiradora. Frank fará muita falta. Solicitamos que todos os amigos e colegas respeitem os desejos da família Williams de privacidade neste momento. ”

O presidente e CEO da F1, Stefano Domenicali, disse: “Esta manhã Claire Williams ligou para me informar da triste notícia de que seu amado pai, Sir Frank Williams, havia falecido.

“Ele foi um verdadeiro gigante do nosso esporte que superou os desafios mais difíceis da vida e lutou todos os dias para vencer dentro e fora das pistas. Perdemos um membro muito querido e respeitado da família F1 e faremos muita falta dele.

“Suas incríveis conquistas e personalidade ficarão gravadas em nosso esporte para sempre. Meus pensamentos estão com toda a família e amigos Williams neste momento triste. ”

Enquanto isso, o atual CEO e chefe de equipe da Williams, Jost Capito, também prestou homenagem ao fundador da equipe, dizendo: “A equipe Williams Racing está realmente triste com o falecimento de nosso fundador, Sir Frank Williams.

“Sir Frank era uma lenda e um ícone do nosso esporte. Sua passagem marca o fim de uma era para nossa equipe e para o esporte da Fórmula 1. Ele foi único e um verdadeiro pioneiro. Apesar das adversidades consideráveis ​​em sua vida, ele levou nossa equipe a 16 Campeonatos Mundiais, tornando-nos uma das equipes de maior sucesso na história do esporte.

“Seus valores, incluindo integridade, trabalho em equipe e uma independência e determinação ferozes, continuam sendo a essência de nossa equipe e são seu legado, assim como o nome da família Williams, sob a qual temos orgulho de competir. Nossos pensamentos estão com a família Williams neste momento difícil. ”

Deixe um comentário