Voucher Transportador: Estado amplia vaga para qualificação de motoristas
O Governo do Estado anunciou a ampliação do Programa Estadual de Qualificação Profissional para Motoristas de Veículos de Carga e de Ônibus, mais conhecimedo como Voucher Transportador. A medida, publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira (24), aumenta de duas mil para três mil o número de vagas disponíveis no programa, conforme decisão da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
O objetivo da iniciativa é atender à crescente demanda por profissionais qualificados no setor de transportes. Segundo Dorival Silva de Oliveira, diretor-presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Mato Grosso do Sul (Setlog), o estado ainda tem carência de mais de 500 motoristas. Diante disso, há uma perspectiva de parceria com o Paraguai para suprir essa necessidade.
“Nós temos vaga ainda para mais de 500 motoristas, mil motoristas aqui no Estado que não atenderia à demanda, mas eles [Paraguai] têm um excedente dessa mão de obra, então, por que não a gente utilizar já que a comunidade do Paraguai é muito grande aqui em Mato Grosso do Sul? Já poderíamos estar com esses trabalhadores suprindo a falta daqueles que nós não temos aqui ainda”, afirmou Oliveira durante o Seminário Internacional da Rota Bioceânica.
O Programa Voucher Transportador foi criado em 2023 e garante qualificação gratuita para motoristas que desejam migrar da categoria D para a E, além da isenção de taxas no Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS). A capacitação ocorre em parceria com o sistema “S”, por meio do Sest Senat, visando preparar profissionais para um setor que continua com vagas abertas no mercado de trabalho.