Capitaldestaques direita

Videos: Subestação de energia na Capital pega fogo durante furto de fios

A concessionária de energia, Energisa, confirmou por meio de nota que uma tentativa de furto de fios pode ter sido a causa da explosão da subestação de energia, localizada na Rua Simon Bolivar, esquina com a Ari Coelho de Oliveira, na Vila Progresso, próximo ao terminal Morenão. O corpo de uma pessoa foi localizado completamente carbonizado na área do incêndio.

A empresa informou que às 4h30 desta segunda-feira (5) houve tentativa de furto de cabos na subestação Campo Grande Progresso ocasionando curto-circuito dentro da subestação, inclusive com encontro de um corpo de um homem carbonizado, ainda não identificado.

“Mesmo com avisos no entorno alertando sobre equipamentos de alta tensão, houve a tentativa que terminou na morte de uma pessoa”, frisou nota.

A Energisa lamentou o ocorrido e relatou que estará abrindo uma investigação para apuração dos fatos, através dos órgãos competentes.

A concessionária informou ainda que houve interrupção de energia na região, mas que foi totalmente restabelecida às 6h36 de hoje.

Além da Vila Progresso, bairros como Vila Albuquerque, Vila Ieda, Jardim Morenão, Vila Carlota e Pioneiros foram afetados. A oscilação de energia também prejudicou o trânsito. Na Rua 13 de Maio, da Avenida Fernando Corrêa da Costa até a Eduardo Elias Zahran, pelo menos 15 semáforos pararam de funcionar.

Um subestação móvel de energia foi enviada ao local para dar suporte enquanto reparos são feitos. O caminhão tem capacidade de abastecer provisoriamente uma cidade como Corumbá – cidade com 96 mil habitantes –, segundo a concessionária.

Leia a nota na íntegra:

“A Energisa informa que às 4h30 desta segunda-feira (5/01) tudo indica que houve tentativa de furto de cabos na subestação Campo Grande Progresso ocasionando curto-circuito dentro da subestação. Mesmo com avisos no entorno alertando sobre equipamentos de alta tensão, houve a tentativa que terminou na morte de uma pessoa. A Energisa lamenta o ocorrido e abrirá investigação para apuração dos fatos através dos órgãos competentes.

A concessionária informa ainda que houve interrupção de energia na região, sendo totalmente restabelecida às 6h36 de hoje.

Subestação

A subestação atende 34 mil unidades consumidoras, o que representa cerca de 80 mil pessoas, e fica localizada na Rua Simon Bolivar, esquina com a Ari Coelho de Oliveira, na Vila Progresso, próximo ao terminal Morenão.

O empreendimento foi inaugurado há cerca de dois anos, em 25 de março de 2022, com investimentos na ordem de R$ 56,3 milhões.

Confira os vídeos registrados por moradores: