destaques direitaMunicípios

Um morreu e 24 militares do Exército estão internados após possível surto de Influenza

Um possível surto provocado pelo vírus Influenza (H1N1) dentro do quartel da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Bela Vista, já provocou a morte de um soldado, de 19 anos, e deixou outros 48 hospitalizados por passarem mal.

Os episódios teriam ocorrido ao longo da última semana. Nesta segunda-feira (29), através de uma nota oficial, o Comando da 4ª Brigada revelou que, dos 48 militares que passaram mal, 24 foram internados e, destes, dois estão com o quadro clínico grave.

Até o momento, quatro militares realizaram o teste de laboratório e tiveram a confirmação do vírus da gripe. O Exército garantiu que o grupo procurou atendimento com “sintomas de infecção viral semelhantes”, mas não detalhou quais seriam eles.

Dos 24 militares que estão no hospital, 20 são recrutas e quatro são da equipe de instrução do curso. Os que estão em situação grave foram internados na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo); três foram levados para Campo Grande e cinco já receberam a alta.

Para evitar o agravamento, foram adotadas medidas sanitárias, inclusive, com campanha emergencial de vacinação em parceria com a Prefeitura Municipal de Bela Vista, abrangendo todo o efetivo do Regimento.

Houve reforço no serviço de saúde da unidade, com equipes multiprofissionais e mais ambulâncias, e a possibilidade de remoção de pacientes para hospitais com recursos mais amplos, incluindo suporte intensivo durante o transporte.

Também foi criado um grupo de suporte para os familiares dos afetados, oferecendo apoio psicológico e espiritual.

A morte do soldado

A internação do soldado de 19 anos ocorreu na sexta-feira (26). Ele pertencia ao 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Bela Vista e realizava o treinamento militar quando passou mal por desidratação.

O soldado apresentou quadro de febre e diarreia e foi encaminhado para a enfermaria do regimento, de onde foi levado ao hospital da cidade e diagnosticado com infecção generalizada.

Devido à gravidade do caso, o jovem foi transferido para a Santa Casa de Campo Grande, onde não resistiu e morreu no sábado (27).

O treinamento em questão é o acampamento de instrução básica, onde os militares ficam por vários dias no campo e fazem simulações de combate, com exercícios e atividades de primeiros socorros.