Sem combustível para caminhões, bolivianos fecham a fronteira em Corumbá
A fronteira internacional do Brasil com a Bolívia, via Corumbá, está fechada nessa quinta-feira (1º). O bloqueio ocorrem em um protesto dos cidadãos daquele País em razão da escassez de diesel.
Conforme a imprensa local, somente veículos de passeio e motocicletas estão autorizadas a atravessarem a linha internacional entre os dois Países, Caminhões e carretas estão parados dos lados da rodovia.
A paralisação está sendo organizada por transportadores sindicalizados e pelo setor do transporte pesado, que exigem uma resposta rápida do governo boliviano sobre a escassez. A fronteira foi fechada por volta da 0h e não há previsão para liberação.
Além de Corumbá, há bloqueio também em Puerto Quijarro e Puerto Suárez, onde nenhum veículo passa, nem mesmo os de passeio, apenas motocicletas. Já há grandes filas de caminhões parados, no Brasil a concentração é no Posto Esdras.
“A medida é de âmbito nacional e por tempo indeterminado. Esperamos que o diesel chegue ao país”, disse Marcelo Cruz, dirigente dos transportes pesados internacionais, ao site local Diário Corumbaense.
A Administração Rodoviária Boliviana (ABC) informa que somente nas estradas há mais de 50 pontos de bloqueio nos nove departamentos. As cidades mais afetadas são Santa Cruz, Cochabamba, Oruro, Sucre e El Alto, onde o trânsito está completamente paralisado.