Queixadas invadem área residencial de Aquidauana e mobilizam força tarefa para captura
Um bando de queixadas protagonizou momentos de medo e pânico na cidade de Aquidauana nesta quinta-feira (16). Os animais silvestres, conhecidos pelo comportamento hostil, invadiram uma área residencial e forçaram uma operação policial de emergência para a captura.
Além da Polícia Militar Ambiental (PMA), também participaram da ação equipes da Polícia Militar e servidores da Prefeitura Municipal. Até mesmo máquinas da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Rurais de Aquidauana foram mobilizadas para o trabalho. Ao todo, sete animais foram capturados no quintal de uma casa.
Após a captura, as gaiolas com os animais silvestres foram colocadas por uma pá-carregadeira em um caminhão basculante para o transporte até um local seguro, longe do perímetro urbano e no habitat natural, para serem soltas novamente.
Segundo as informações, a espécie vêm circulando pelas ruas da cidade e invadindo residências desde o início do ano. As autoridades culpam as queimadas na área florestal do Pantanal, que estão forçando a migração dos animais silvestres para a região urbana.
Recentemente, um queixada foi apreendida nas proximidades do 9º Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão, unidade do Exército Brasileiro em Aquidauana. A PMA orienta aos moradores para que não se aproximarem e não oferecerem alimentos, pois esses animais podem ser agressivos.
Segundo o site Proteção Animal Mundial, as queixadas são mamíferos pertencentes à família Tayassuidae, que apresentam como características mais marcantes o topete e o bater característico dos dentes.
Conhecidos também como porcão, porco-do-mato, cariblanco e chancho do monte, esses animais podem ser encontrados em grupos de 50 a 300 indivíduos. É o maior exemplar da família dos porcos selvagens da América do Sul, podendo atingir até 40 quilos.