Prefeitura entrega primeira grande revitalização na história do Terminal Nova Bahia
A Prefeitura de Campo Grande entregou, nesta quarta-feira (9), as obras de revitalização do Terminal Nova Bahia. Esta é a primeira grande intervenção já realizada no terminal do transporte coletivo da Capital. As obras integram um amplo projeto de modernização, cujo objetivo é oferecer mais conforto e segurança aos usuários desse espaço, bem como aprimorar a qualidade da mobilidade urbana no município.
A reforma foi executada com recursos próprios do Município, em uma ação conjunta entre a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep).
As intervenções contemplaram pintura geral, reforma das redes elétrica e hidráulica, instalação do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas e requalificação de toda a cobertura, com substituição de telhas e calhas.
Também foram realizadas a recuperação dos banheiros e demais mobiliários danificados, implantação de piso e mapas táteis para auxiliar pessoas com deficiência visual, construção de bicicletários, fechamento dos terminais com gradis — reforçando a segurança dos espaços —, além da implantação de guaritas e postos da Guarda Civil Metropolitana.
Durante a cerimônia de entrega, a prefeita Adriane Lopes destacou o reforço na segurança e a importância da obra. “Estamos avançando, trazendo soluções para os desafios da mobilidade urbana em nossa cidade. Este terminal não recebia uma reforma há mais de 15 anos e essa revitalização traz melhorias significativas, como a presença da Guarda Civil Metropolitana 24 horas por dia, garantindo mais segurança para a população”, pontuou.
O diretor-presidente da Agetran, Paulo da Silva, enfatizou que a reforma dos terminais integra uma transformação mais ampla na estrutura do transporte público: “A requalificação dos terminais é um passo fundamental dentro do nosso planejamento. Investimos não apenas em estruturas, mas também em serviços melhores, com foco na experiência de quem utiliza o transporte público”, ressaltou.
A população também aprovou as mudanças. Moradora do Jardim Columbia, a trabalhadora autônoma Rosinha Conceição (47), que utiliza diariamente o Terminal Nova Bahia, afirmou que a transformação foi visível: “A administração municipal está de parabéns pela reforma realizada no terminal, precisava mesmo, principalmente os banheiros. Agora está tudo organizado e os banheiros, limpos”, destacou.
À espera do ônibus 081 – Nova Bahia/Bandeirantes, o aposentado Leandro Dionizio (74) também aprovou a revitalização e as melhorias realizadas. “Ficou muito bom. A colocação desse piso aí (tátil) ajuda bastante as pessoas que precisam. Mostra respeito por quem precisa, né?”, avaliou.
Além do terminal entregue hoje, outros quatro — General Osório, Bandeirantes, Guaicurus e Júlio de Castilho — também tiveram suas obras concluídas.