Prefeitura de Dourados nega falta de segurança na estrutura da roda gigante
A Prefeitura de Dourados emitiu um comunicado oficial na tarde dessa terça-feira (28) afirmando que a roda gigante instalada na Praça Antônio João está autorizada a funcionar e não apresenta risco aos usuários.
Na oportunidade, a Prefeitura Municipal divulgou o laudo técnico (veja aqui) assinado pelo responsável técnico da roda gigante, engenheiro Nelson Nogueira Quelho. “Após vistoria das estruturas montadas, constatei e asseguro que a mesma encontra-se em total segurança para funcionamento”, cita o documento.
Ainda conforme consta, Nelson Nogueira atestou que os calços de apoio das sapatas do equipamento servem, exclusivamente, para apoio da base de autonivelante do equipamento. “Ou seja, toda estrutura robusta, de maior peso e densidade, está apoiada e baseada na carreta metálica que sustenta a roda gigante”, explicou.
Tal estrutura é confeccionada atendendo as normas para essa finalidade. “Sendo assim, os apoios de calço laterais têm a finalidade de estabilizar e não sustentar a estrutura”, concluiu o responsável técnico pelo equipamento, que tem 16 metros de altura e faz parte do programa Dourados Brilha.
Desde que foi inaugurada, a roda gigante passou a ter sua instalação questionada por meio de denúncia formalizada pelo vereador Fábio Luis (Republicanos), que encaminhou ofício na manhã desta terça-feira (28) ao Corpo de Bombeiros e ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MS).
O parlamentar, que é arquiteto, reforçou no seu pedido que era necessária a intervenção imediata para garantir a segurança da população, “uma vez que há evidências da precariedade na instalação do equipamento”, citou.
Segundo a Prefeitura de Dourados, a roda gigante está operando dentro das normas técnicas e de segurança previstas na legislação. “A estrutura foi vistoriada por uma equipe do Corpo de Bombeiros na tarde do última sábado (25), obtendo a liberação para funcionamento. Tal vistoria foi acompanhada por equipe da prefeitura”, pontuou.
No comunicado, o Município reforçou que a roda gigante opera há anos em outras cidades do Brasil, sempre com a mesma estrutura e observância das regras de segurança. “A Prefeitura de Dourados tem compromisso com a segurança das pessoas e jamais colocaria em risco os visitantes do Dourados Brilha, colocando uma estrutura dessa magnitude para operar sem um laudo de responsável técnico”, destaca.
Por fim, critica o autor da denúncia. “Lamentamos que pessoas sem autoridade técnica usem a situação para espalhar pânico e medo nas pessoas, ficando clara a intenção política das denúncias”, finaliza.
A roda gigante tem a entrada gratuita. “Essa é uma grande surpresa que preparamos para que as famílias douradenses aproveitem ainda mais o Dourados Brilha”, disse o prefeito de Dourados, Alan Guedes, no evento de abertura.