Prefeitura comemora um ano de funcionamento da Ubea com 20 mil animais atendidos em Campo Grande
Referência em atendimento veterinário gratuito de baixa e alta complexidade, a Unidade de Bem-Estar Animal (Ubea) da Subsecretaria de Bem-Estar Animal (Subea) soma aproximadamente 20 mil animais atendidos em seu primeiro ano de funcionamento em Campo Grande.
Inaugurada no dia 8 de dezembro de 2022, pela Prefeitura de Campo Grande, a Ubea foi idealizada a partir da necessidade de se implantar políticas públicas de resultado e hoje é referência no Estado e no País. Com um balanço positivo de números de atendimentos e atividades educativas, ao longo desse ano foram mais 45 mil procedimentos, 19 mil consultas veterinárias, mais de 8 mil exames, 5 mil animais vacinados e 7.200 castrados.
A titular da Subea, Ana Luiza Lourenço, comemora os números neste primeiro ano de atuação. “Quando assumi, sabíamos do potencial da pasta e da necessidade de fazer acontecer. E ao longo desse ano conseguimos entregar um trabalho que é referência para outros municípios e estados”.
Para o veterinário-chefe da Subea, Edvaldo Salles, o destaque vai para atual gestão que conseguiu implantar a unidade de atendimento tão importante para a população em geral e trazer um acolhimento mais humano para os tutores. “Fico extremamente feliz e realizado em ver a unidade de bem-estar animal prestando atendimento e podendo ajudar tantas pessoas e animais. Conseguimos atender quem nem sempre tem condições de pagar por procedimentos necessários para seus animais e garantir a prevenção das doenças mais comuns”.
Há 5 anos cuidando e acolhendo animais abandonados, a protetora independente Rosangela Farias exalta a importância da Ubea. “Com a ajuda deles eu já ajudei vários animais e famílias carentes. A Ubea veio para realizar um trabalho necessário e sem eles esse meu trabalho de amor pelos animais, seria praticamente impossível”.
Ilana Martins, moradora do bairro Caiobá, desde abril vem utilizando os serviços disponibilizados na unidade. Ela conta que mesmo morando afastada do Centro, não deixa de trazer os seus animais. “Conheci o trabalho da Ubea no primeiro plantão de castração que eles realizaram e trouxe minha gata Xuxu. Depois disso, já trouxe meu outro gato e meu cachorro. Aqui, eles nos recebem muito bem”, ressaltou a tutora.
Subea em Ação
Ao longo desse ano, a Subea vem buscando cada vez mais levar os serviços para toda a população e, entendendo que nem todos conseguem trazer seu animal até a unidade de atendimento, realizou ações itinerantes e criou o mais novo programa chamado Subea em Ação. Nesse programa, a cada semana a Subea estará em um bairro da Capital oferecendo consulta veterinária, vacinação, remédio para controle de pulgas e carrapatos e principalmente avaliação para castração de animais machos e fêmeas. “Atender os animais da população com os serviços básicos é ideal para evitar o agravamento de uma doença e fornecer melhora na qualidade de vida da região”, frisa a chefe da pasta.
Marco José foi um dos tutores atendidos na ação do Jardim Aeroporto. Ele buscou castração para seus cachorros Bomba e Ametista. “É muito bom ter eles (Subea) assim perto de casa, porque fica mais fácil buscar atendimento. E foi bem rápido que eles conseguiram vaga para a cirurgia” salientou.
Para Ana Luiza Lourenço, todo esse avanço na pauta animal se deve a parceria e apoio que conseguiu com a prefeitura. “A causa animal está presente em todo o território nacional e nesse primeiro ano conseguimos realizar muitas entregas devido ao grande apoio que tive da atual gestão”, destacou.
A chefe da pasta ressalta ainda que para o próximo ano tem mais projetos para implementar, que trará ainda mais qualidade de vida para os animais e a população. “Estamos no começo e vamos conseguir entregar ainda mais no próximo ano. A prefeitura está atenta e sensível à causa”.
Ubea
A prefeitura de Campo Grande, através da Subea, disponibiliza às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, consultas veterinárias gratuitas, vacinação, vermifugação, microchipagem e castração para os pets da população. São distribuídas 15 senhas pela manhã, a partir das 7h30 e 15 senhas pela tarde, a partir das 13h. O tutor deve vir até a unidade de atendimento levando o animal e documento com foto, comprovante de residência e o número do NIS.