destaques direitaMunicípios

Ponte de concreto no Rio Salobra beneficia turismo e agronegócio

O Governo do Estado iniciou a obra da ponte de concreto sobre o Rio Salobra em estrada vicinal de Bodoquena, que dá acesso ao Assentamento Canaã e a vários atrativos turísticos, entre os quais balneários banhados pelas águas cristalinas do afluente do Rio Miranda. A antiga ponte de madeira que existia no local desabou no fim do ano passado devido às fortes chuvas, isolando importante região daquele município.

“O Estado não tem obrigação nenhuma de construir uma ponte em estrada municipal, mas o governador Reinaldo Azambuja assumiu o compromisso conosco, no início do seu segundo mandato, e a obra está em execução, beneficiando grandemente um polo turístico e em expansão agropecuária e agricultura familiar”, comemorou o prefeito de Bodoquena, Kazu Horii.

Nova ponte fortalece o turismo e beneficia escoamento dos assentamentos e grandes fazendas

Orçada em R$ 1,6 milhão, a obra segue o cronograma com conclusão prevista para novembro desse ano. A empreiteira contratada executa a construção do pilar central, sustentado por uma base cravada a um metro de profundidade no fundo do rio, estrutura esta que recebeu 36 metros cúbicos de concreto, segundo o projeto técnico. A ponte, situada a 13 km da MS-178 (Bodoquena-Bonito), terá 50 metros de cumprimento e uma largura de seis metros.

Parceria

Para garantir o acesso à região integrada ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena, principalmente dos turistas e dos ônibus escolares e a saída de caminhões com gado e produção agrícola, a prefeitura abriu um desvio ao lado da ponte em construção, com a colocação de manilhamento em um trecho raso do rio. Também foi construída uma passarela, usada pelos moradores no entorno e operários da obra para acesso ao alojamento e refeitório.

“Após o rompimento da ponte seguimos buscando uma resolução definitiva para o problema. Fomos a Campo Grande em 2 de janeiro e conversamos com o governador Reinaldo Azambuja e com o secretário de Governo Eduardo Riedel, que se comprometeram a dar prioridade ao nosso pedido. Nós fomos atendidos e a ponte foi uma das primeiras tomadas de preço de 2019 realizadas pelo Estado”, detalhou o prefeito de Bodoquena.

Nova rotatória

Acesso à cidade pela MS-339 ganhou novo reordenamento do trânsito e ficou charmoso, segundo o prefeito Kazu. Foto: Divulgação

Outra obra relevante para o município turístico, com investimento do Governo do Estado e já concluída, foi a pavimentação da Avenida Pedro Antônio de Lima, que incluiu a revitalização da rotatória de acesso à MS-339, em direção à Miranda. “O reordenamento do trevo de entrada e saída da cidade deixou a nossa rotatória muito bonito”, disse Kazu Horii. Com recursos de R$ 1 milhão, a obra constou de asfalto, drenagem de águas pluviais e sinalização horizontal e vertical.

Deixe um comentário