Na despedida da nova onda de calor, Campo Grande tem o dia mais quente do ano
Hoje (23) foi o dia mais quente do ano em Campo Grande, segundo os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura máxima de 39,4ºC foi registrada por volta das 15 horas, através da estação instalada no bairro Santa Emília, superando o recorde de ontem (22), que tinha sido de 38,1ºC.
A segunda-feira também foi quente em outras cidades de Mato Grosso do Sul, aliás, o Inmet colocou quatro cidades e um distrito do estado entre as sete localidades de todo o País que tiveram as temperaturas mais altas nas últimas 15 horas. São eles: Porto Murtinho (42,4), Nhumirim, distrito de Corumbá, (42,1), Corumbá (41,7), Água Clara (41,3) e Três Lagoas (40,9).
Além dessas, os termômetros ficaram acima dos 40ºC nas cidades de Pedro Gomes (40,7), Miranda (40,7), Amambai, (40,7), Ribas do Rio Pardo (40,6) e Aquidauana (40,3). A cidade de Amambai esteve entre as sete do País com os menores índices de baixa umidade relativa do ar, com 19%.
A meteorologia explica que a elevação dos termômetros tem relação direta com o El Niño, muito mais rigoroso neste ano e, com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns. Hoje chegou ao fim o alerta de onda de calor que havia sido emitido pelo Inmet, com a temperatura até 5ºC acima do normal.
Essa foi a segunda onda de calor deste ano no Estado, a primeira aconteceu no mês de setembro e também registrou recordes de temperaturas em várias cidades. Além disso, no dia 22, um homem de 54 anos morreu em decorrência de mal súbito que pode ter sido provocado pelo forte calor. A vítima estava carpinando um terreno por volta das 13 horas, com a temperatura na casa dos 37ºC. Testemunhas encontraram caído no meio do lote e acionaram o Corpo de Bombeiros, que o encontrou sem vida.