destaques direitaGeral

MS tem alerta para declínio na temperatura, onda de calor e baixa umidade; veja em qual destes a sua cidade está!

Em meio ao tempo seco e o forte calor dos últimos dias, o avanço de uma frente fria fez o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitir um alerta nessa quinta-feira (05) para o declínio na temperatura em boa parte de Mato Grosso do Sul. Ao mesmo tempo, outras regiões do estado continuam sob o risco de uma onda de calor e a baixa umidade relativa do ar em níveis considerados nocivos à saúde humana.

A explicação da meteorologia é de que o deslocamento de uma frente fria do sul do País vai ajudar a formar muitas nuvens no sul de Mato Grosso do Sul. Por isso há previsão de algumas pancadas de chuva, que podem ser de moderadas a fortes, e ainda faz com que os termômetros na faixa entre o leste, sul, sul-fronteira, central e até o Pantanal tenham uma diminuição na máxima.

Para completar o cenário, todo o estado está esfumaçado por conta das queimadas que acontecem no Pantanal, na Amazônia e até mesmo do interior de São Paulo. O resultado disso tudo pode ser visto no céu de Campo Grande, com o Sol encoberto por uma espécie de neblina ou névoa cinza. Na capital, a previsão é de tempo estável, com Sol e aumento de nebulosidade.

Declínio na temperatura

O primeiro alerta é de declínio na temperatura e prevê queda na temperatura de 3 a 5ºC, com leve risco à saúde. O aviso está classificado na cor amarela, que representa grau de Perigo Potencial, iniciando às 03 horas desta quinta e válido até às 07 horas de sexta-feira (06). São 59 cidades na área de risco.

AmambaiDois Irmãos do BuritiMundo Novo
AnastácioDouradinaNaviraí
AnaurilândiaDouradosNioaque
AngélicaEldoradoNova Alvorada do Sul
Antônio JoãoFátima do SulNova Andradina
AquidauanaGlória de DouradosNovo Horizonte do Sul
Aral MoreiraGuia Lopes da LagunaParanhos
BataguassuIguatemiPonta Porã
BatayporãItaporãPorto Murtinho
Bela VistaItaquiraíRibas do Rio Pardo
BodoquenaIvinhemaRio Brilhante
BonitoJaporãRochedo
BrasilândiaJaraguariSanta Rita do Pardo
CaarapóJardimSete Quedas
Campo GrandeJateíSidrolândia
CaracolJutiTacuru
CorguinhoLadárioTaquarussu
Coronel SapucaiaLaguna CarapãTerenos
CorumbáMaracajuVicentina
DeodápolisMiranda 

Onda de Calor

O segundo aviso em vigor no estado é para a onda de calor, que prevê a temperatura até 5ºC acima do normal para essa época do ano, com risco considerado à saúde. O alerta está classificado na cor laranja, que significa grau de Perigo, válido até 23h59 desta quinta-feira. Ao todo, são 10 cidades na área de risco:

AlcinópolisInocência
Aparecida do TaboadoParanaíba
CassilândiaSelvíria
Chapadão do SulSonora
Costa RicaTrês Lagoas

Baixa umidade

Mato Grosso do Sul tem três alerta para baixa umidade relativa do ar nas classificações de risco amarela (Perigo Potencial), laranja (Perigo) e vermelho (Grande Perigo).

Na amarela, a ocorrência vigora das 10 às 21h desta quinta-feira, com a umidade relativa do ar variando entre 30% e 20% e baixo risco. São 23 cidades afetadas:

Água ClaraInocência
AlcinópolisParaíso das Águas
Aparecida do TaboadoParanaíba
AquidauanaPedro Gomes
BandeirantesRibas do Rio Pardo
CamapuãRio Negro
CassilândiaRio Verde de Mato Grosso
Chapadão do SulSão Gabriel do Oeste
CorumbáSelvíria
Costa RicaSonora
CoximTrês Lagoas
Figueirão 

Na laranja, a ocorrência vigora das 13 às 19 horas desta quinta-feira, com umidade relativa do ar variando entre 20% e 12% e risco de incêndios florestais e à saúde. São sete cidades na área de risco:

AlcinópolisParanaíba
Aparecida do TaboadoPedro Gomes
CassilândiaSonora
Costa Rica 

Na vermelha, a ocorrência vigora das 13 às 17 horas desta quinta-feira, com a umidade relativa do ar abaixo de 12% e ha grande risco de incêndios florestais e à saúde (doenças pulmonares, dores de cabeça e etc). Somente a cidade de Paranaíba está na zona de risco.