Capitaldestaques direita

Habitação de interesse social e vazios urbanos são temas de encontro e Prefeitura instituirá GT para modernizar trâmites internos

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por intermédio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), em parceira com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e a MRV Engenharia, realizou o evento “Diálogo Sustentável: Vazios Urbanos – desafios e soluções à luz da crise climática e habitacional”, nesta quinta-feira (29). O encontro ocorreu no Auditório Engenheiro Nilo Javari Baren, situado na sede da autarquia.

Durante o evento, os participantes puderam conhecer experiências sobre a inserção sustentável de habitação de interesse social em vazios urbanos nas cidades brasileiras e como tais habitações podem gerar benefícios sociais e urbanísticos, aumentando a capacidade de resposta aos desafios das alterações climáticas, bem como o Desenvolvimento Urbano Sustentável.

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, destacou que o intercâmbio de experiências é importante para que a Administração Pública possa avançar. “Campo Grande cresce todos os dias e avança em todas as áreas. Será instituído um Grupo de Trabalho, envolvendo os órgãos e entidades da Prefeitura de Campo Grande, que terá como objetivo de modernizar os trâmites internos e de dar segurança jurídica aos empreendedores da área de habitação de interesse social. A administração irá estudar os casos de sucesso de outros municípios e replicá-los em Campo Grande”.

Transmitido por meio do canal da Educação Ambiental da Planurb no YouTube, o encontro contou com a participação dos especialistas Nabil Bonduki, pesquisador na área de produção de habitação de interesse social em áreas ociosas e infraestruturadas, professor de história do Urbanismo com vários livros e estudos publicados; Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo do ICLEI América do Sul; Maria Caldas, Sênior Fellow do ICLEI para Desenvolvimento Sustentável; Ana Wernke, Coordenadora de Relações Institucionais do ICLEI Brasil e Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo; Gisella Lobato, Diretora de Gestão e Política Urbana da Prefeitura de Belo Horizonte; José Fernandes Carvalho, Gerente Geral de Planejamento Urbano da Prefeitura do Recife; e Maria do Carmo Avesani Lopez, Diretora-Presidente da Agência de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso do Sul (Agehab).

Para o Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, a temática abordada é pauta em outros municípios e o debate de experiências faz parte da essência do ICLEI. “Gostaria de parabenizar a Prefeitura Municipal de Campo Grande por promover este encontro tão importante para o desenvolvimento da cidade. Que no dia de hoje seja plantada uma semente e iremos acompanhar os próximos passos aqui em Campo Grande”.

Em sua participação, o professor Nabil Bonduki afirmou que Campo Grande é uma cidade viável para o desenvolvimento de habitação de interesse social. “Por ser uma cidade viável, Campo Grande precisa de coragem para planejar e executar as políticas públicas. Vimos hoje que há um consenso e esforço de todos para que isso aconteça”.