Grande parte de MS está em alerta para temporal até a manhã de terça-feira
Grande parte de Mato Grosso do Sul está em alerta para o risco de temporal ao longo das próximas horas. O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo a previsão, são esperadas chuvas entre 30 a 60 mm/h ou de até 50 a 100 mm/dia, acompanhada por ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo.
Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O aviso é de cor laranja, que representa grau de Perigo, valendo até às 10 horas de terça-feira (21), compreendendo todas as regiões, menos parte do Bolsão e Leste.
Há um segundo alerta em vigor no estado que aponta para chuvas intensas. São esperadas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou de até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h.
Este aviso é de cor amarela, que representa Perigo Potencial e também é válido até às 11 horas de terça apenas para a faixa que vai do grande Bolsão até o Leste, na divisa com SP.
De acordo com a metereologista e coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes, estas instabilidades ocorrem devido ao intenso fluxo de calor e umidade vindo da Amazônia, alidada a atuação de uma frente fria oceânica.
“Além disso, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sob o Paraguai e deslocamento de cavados favorecem a formação de nuvens e chuvas no Mato Grosso do Sul”, informa a metereologista.
Estão previstas temperaturas míninas entre 23°C e 25°C e máximas de 33°C nas regiões sul, norte, bolsão e leste do Estado. Nas regiões pantaneira e sudoeste, 25°C a 38°C.