Gaúcho Gastão: gastronomia campo-grandense perde um de seus mais importantes personagens
A cultura gastronômica de Campo Grande perdeu na segunda-feira (08) um de seus personagens mais marcantes, o empresário Gastão Armando Frandoloso, conhecido pelo apelido de Gaúcho Gastão, mesmo nome da rede de restaurantes e churrascaria que fundou na cidade. Ficou conhecido durante muitos anos por ser o melhor assador de costela de toda à Capital e era o principal defensor da qualidade da carne produzida em Mato Grosso do Sul, afirmando ser de primeiro mundo.
Gastão tinha 74 anos de idade e já estava afastado das atividades empresariais, que passaram a ser enfrentadas pelos seus quatro filhos, Gastão Junior, Jakson, Dori e Marcos. A rede de restaurante, propriamente dita, acabou já há algum tempo e ficou apenas o nome, com cada filho mantendo a sua própria unidade com total autonomia. O mais recente estabelecimento está para ser inaugurado na Avenida Mascarenhas de Moraes, nas proximidades do Ypê Center e da casa onde Gaúcho morava.
O empresário estava doente, tinha câncer, e lutava contra um tumor na cabeça. Gastão estava aos cuidados da esposa Nerezita Frandoloso, com quem esteve casada por 54 anos. A morte aconteceu no Hospital Adventista do Pênfigo. O sepultamento estava marcado para às 09 horas desta terça-feira (09), no cemitério Jardim das Palmeiras.
A vida empresarial
Um legítimo conhecedor de carne, e torcedor fanático do Internacional de Porto Alegre (RS), sua vida empresarial começou cedo, mas antes de radicar em Campo Grande passou pelas cidades de Nova Alvorada e Presidente Prudente. Já na Cidade Morena, montou o primeiro estabelecimento no início de 1980, a primeira Costelaria do Gaúcho Gastão ficava na Avenida 14 de Julho.
A costela foi ganhando fama e logo se tornou uma marca, com o aumento dos clientes, mudou de endereço duas vezes, até ancorar na Avenida Salgado Filho. Em 1992, veio a segunda unidade da rede, na Avenida Barão do Rio Branco, depois, já com os filhos passando a tomar conta dos negócios, criaram a Churrascaria e Costelaria do Gaúcho Gastão Delivery, com três lojas esparramadas na cidade.
O reconhecimento veio através de prêmios. Gastão foi homenageado com o título de cidadão campo-grandense em 2008, na Câmara Municipal. Recebeu o Troféu Harry Amorim Costa, concedido a 22 rio-grandenses que se destacaram por serviços prestados à comunidade sul-mato-grossense. A Costelaria também foi agraciada, em 2011, com o Prêmio Mérito Lojista como o melhor restaurante de Campo Grande.