Capitaldestaques direita

Empresa de queijos amplia mercado chegando a quase 1 milhão de pessoas

Imagina você morar e empreender em um município de 7.139 pessoas, e de repente, graças a iniciativa de políticas públicas para fomentar os negócios e dar legalidade aos produtos de origem animal produzidos em pequenas indústrias, poder ampliar suas vendas para um mercado de 980.933 pessoas.

É isso o que está acontecendo com o sr. Alceu e a dona Zuleide – proprietários da Queijo Dazú e com muitos outros produtores das cidades do interior que passaram a integrar o SIM Central MS. Com o novo SIM (Serviço de Inspeção Municipal), todos eles vão poder vender em Campo Grande, Sidrolândia, Jaraguari, Terenos e Dois Irmãos do Buriti. Já que os municípios compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região Central de Mato Grosso do Sul.

Empresa de queijos amplia mercado chegando a quase 1 milhão de pessoas
Foto: PMCG

“Nós estamos muito felizes com o novo SIM, porque antes nós só podíamos vender aqui na região, agora as possibilidades são infinitas. Queremos mostrar que o pequeno produtor que se dedica tem como fazer um bom trabalho. Nós não tínhamos nada e hoje nós temos tudo isso aqui”, mostra a pequena indústria que segue todas as legislações e está certificada.

A história deles é como a de muitas pessoas que ouvimos por aí. Sonhos e mão na massa. Quando compraram o sítio Paraíso, a terra estava totalmente degradada, mas aos poucos foram trabalhando e recuperaram não apenas a terra, mas criaram um novo negócio.

“Tudo aqui a gente foi limpando, roçando, foi no passo a passo, no trabalho a trabalho. A gente não queria vender o leite direto para o laticínio, porque o valor pago era muito baixo, por isso começamos a fazer o queijo. Em seguida buscamos a certificação e fomos uns dos primeiros a receber o SIM de Jaraguari”, conta Alceu.

Para Alceu, com dedicação tudo é possível. “Depois das capacitações que nós obtivemos e continuamos obtendo, nós sentimos com mais segurança no que estamos fazendo, no que estamos oferecendo para o consumidor”, diz.

Dona Zuleide completa: “Na parte de gestão eu fiz um curso de financeiro e hoje eu anoto o quanto entra de leite, quantos queijos eu faço, quantos eu retiro para vender, então tudo é anotado. Aí quando eu quero precificar eu vou nessas planilhas e faço o ajuste certo”.

Empresa de queijos amplia mercado chegando a quase 1 milhão de pessoas
Foto: PMCG

Serviço de Inspeção Municipal

O SIM (Serviço de Inspeção Municipal) é o serviço responsável por inspecionar e registrar a agroindústria e as empresas que fabricam, manipulam, processam e beneficiam produtos de origem animal nos municípios consorciados ao SIM Central MS.

O secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila, explica que tudo segue de acordo com a legislação federal, que diz que todo e qualquer alimento de origem animal é de inspeção municipal.

“Essa nova legislação veio permitir que todos, independentemente de seu tamanho, possam ter condição de manipular os alimentos que querem entregar. A mudança da lei ocorre no sentido que este serviço possa ser organizado e gerenciado pelo SIM Central MS. Qual a diferença para os comerciantes de o SIM ser gerenciado pelo Consórcio ou ser gerenciado pelo seu município? Territorialidade. Se você está com o SIM de um município, só pode vender na área deste município, quando esse serviço está sendo executado para o consórcio, ele pode vender em toda a área territorial do Consórcio”, finaliza.

De abril para cá, quando o SIM ampliou a sua área de fiscalização, 75 novos estabelecimentos entraram com processo de registro, dos quais 23 são do varejo, setor que o SIM não atendia anteriormente. Sendo alguns deles, grandes redes atacadistas.

A sede do SIM Central MS está localizada na Rua Antônio de Oliveira Lima, 28, Bairro Itanhangá Park. Os telefones para contato são (67) (67) 99855-1620 ou 4042-0497, Ramais 2421 e 2408.