Dia de Reis: veja a tradição e o ritual para atrair dinheiro com sementes de romã
Para os mais tradicionais, nesse dia 06 de janeiro é quando as decorações do Natal são desmontadas e guardadas. A data é atribuída à chegada dos três Reis Magos ao local de nascimento do menino Jesus, onde lhe entregam presentes e o reconhecem como o Cristo.
Ao mesmo tempo, uma lenda antiga diz que guardar sementes da fruta romã na carteira irá atrair dinheiro durante o ano que está se iniciando.
Um destes rituais cita que as primeiras três sementes sugadas na boca devem ir para a gaveta onde o dinheiro é guardado. As três seguintes devem ser colocadas na gaveta de pães e outras três lançadas ao fogo.
Símbolo judaico, a fruta está na Torá como uma promessa das belezas e fartura que encontrariam na Terra Prometida e é mencionada no livro “Cântico dos Cânticos” seis vezes.
Para os mais supersticiosos, a abundância de sumo e de sementes representa fartura. Os antigos gregos também saboreavam a fruta para vida eterna e juventude. E por essa influência, a fruta chegou aos cristãos como símbolo de ressurreição.
Confira a oração aos três Reis Magos, Baltasar, Gaspar e Melchior, também chamado de Belchior:
“Obrigado, Santos Reis, pois tanto nos ensinastes, através do gesto de reconhecimento de que o menino da manjedoura é o Rei do universo, é o Divino e é o Redentor. Ofereceste-lhe ouro: o menino é Rei. Ofereceste-lhe incenso: o menino é Divino. Ofereceste-lhe mirra: o menino é Redentor. Queridos Santos Reis! Intercedei por nós para podermos ser verdadeiros adoradores do menino da manjedoura de Belém e podermos ofertar-lhe o bem mais precioso que recebemos do Pai Eterno: a vida. Amém!”