Central do Cadastro Único e serviços rápidos para a população deixam ministros impressionados na Capital
Os ministros do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; do Meio Ambiente, Marina Silva; e de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, além do governador Eduardo Riedel, visitaram nessa segunda-feira (18) a unidade Central do Cadastro Único (CadÚnico), localizada no Bairro Amambaí, em Campo Grande.
Na oportunidade, os representantes do Governo Federal puderam conhecer pessoalmente como funciona a aplicação do sistema de políticas públicas na Capital. Recentemente, a cidade se tornou destaque nacional devido à dinâmica da oferta de serviços à população e ao suporte oferecido aos 21 Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
A prefeita Adriane Lopes, que recepcionou a comitiva, apresentou os projetos desenvolvidos e entregou documentos contendo dados pertinentes a Escola do Suas e melhorias das políticas públicas na Assistência Social da Capital.
“Nossa política é muito efetiva em relação às demais políticas do País porque quando os usuários buscam nossos equipamentos, eles têm um atendimento imediato, por isso Campo Grande se tornou referência”, ressaltou.
Na oportunidade, o ministro do MDS ressaltou o manual de Boas Práticas da Central. “Queremos um cadastro eficiente para as políticas chegarem a quem precisa, principalmente no atendimento do Minha Casa, Minha Vida para o próximo ano, que terá o público do Cadastro Único do Bolsa Família como prioridade”, pontuou Wellington Dias.
Os ministros conversaram com servidores da SAS sobre o trabalho desenvolvido na Central e conheceram as salas administrativas de apoio técnico ao CadÚnico, benefício eventual, gerência de benefícios e superintendência da Proteção Social Básica.
O superintendente de Proteção Social Básica, Artêmio Versoza, explicou que o Cadastro Único atualmente está disponível para atendimento em 26 unidades, sendo 21 Cras, quatro Centros de Convivência e no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), contemplando as Proteções Sociais Básica e Especial, nas sete regiões do município.
Na Capital, o CadÚnico atende em média 8,5 mil famílias por mês. Apenas na Central são realizados, em média, 1,2 mil cadastros mensais. No total, são 195.890 famílias inscritas, sendo 60.811 beneficiários do Programa Bolsa Família no município.
A Central do CadÚnico foi implantada em 2021 já pensada a partir da constatação da crescente demanda do serviço em relação à Secretaria Municipal de Assistência Social, devido ao agravamento das vulnerabilidades da população decorrentes da pandemia da Covid-19.
Na Central ainda há um posto de atendimento para as pessoas com deficiência, idosos e autistas solicitarem a carteirinha que facilita o acesso a direitos, como a meia-entrada e atendimento preferencial.
“Este equipamento é responsável pelo atendimento e entrevista familiar, além de realizar os encaminhamentos necessários, prestar apoio na divulgação das ações, serviços e programas referentes ao Cadastro Único”, afirmou a prefeita.
A ministra Simone Tebet ressaltou que a dinâmica de sistema integrado do Cadastro Único permite atender o usuário de forma global. “A partir dessa coleta de informações, você pode encaminhar a pessoa para o mercado de trabalho, o jovem para um curso profissionalizante e oferecer qualificação para as mulheres”, disse.
Os ministros receberam um portfólio com as práticas de sucesso implantadas e desenvolvidas na Rede de Assistência Social do município. “Criamos um mecanismo para documentar as boas práticas porque sempre recebemos profissionais de outros estados e cidades do interior buscando conhecer o desenvolvimento da nossa política aplicada em Campo Grande”, explicou a prefeita Adriane Lopes.
Entre as ações de referência, a chefe do Executivo Municipal destacou a criação, na Capital, da primeira escola municipal do Suas no País, que oferece capacitação permanente aos servidores e a implementação do Núcleo da Primeira Infância, da qual faz parte o Programa Criança Feliz, iniciativa do governo federal abraçada pelo município.
“Nós aderimos ao programa, capacitamos os técnicos e fomos à Brasília pactuar metas. Nesse momento veio a pandemia e o programa foi o que nos salvou durante esse período porque os atendimentos não pararam e fomos premiados nacionalmente devido às práticas on-line de atendimento às famílias que as equipes criaram”, enfatizou.
A sensibilidade dos técnicos em criar brinquedos pedagógicos com material reciclável também chamou a atenção do ministro Wellington Dias, já que foi possível apresentar às famílias materiais de fácil acesso e produção. “Parabéns pelo trabalho realizado pelas equipes e esse documento é importante porque ajuda a identificar onde estão os cadastros mais eficientes”, concluiu o ministro.