Capitaldestaques direita

Após ser flagrada por trabalhadores, Jaguatirica é resgatada no pátio de loja de materiais de construção

A Polícia Militar Ambiental (PMA) capturou um filhote de jaguatirica no início da tarde dessa terça-feira (12), em Campo Grande. O animal silvestre foi flagrado por moradores do bairro Tiradentes há alguns dias e acabou encurralado durante a manhã no pátio de uma empresa de materiais de construção, na Rua General Paulo Xavier.

O local tem armazenados vários canos e tubos usados em obras e que estavam servindo de abrigo para a jaguatirica. Para a captura, uma grande operação foi colocada em prática, envolvendo também o Corpo de Bombeiros e o servidores do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

Após ser flagrada por trabalhadores, Jaguatirica é resgatada no pátio de loja de materiais de construção
Animal não tinha ferimentos e passará por exames antes de ser devolvida à natureza (Foto: Divulgação)

Ao ser vista, um dos militares disparou um dardo com tranquilizante para sedar o animal, que foi resgatado sem ferimentos e encaminhado ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), onde deve receber todos os cuidados necessários antes de ser reinserido na natureza.

Funcionários da empresa disseram que estavam guardando os tubos quando viram a jaguatirica escondida dentro. Essa é a primeira vez que os trabalhadores flagram um animal silvestre dessa espécie no pátio da empresa. Ontem moradores já tinham visto a jaguatirica no telhado de um residencial próximo.

A jaguatirica é um felino de médio porte existente em várias regiões da América. Trata-se de uma espécie que apresenta um padrão de pelagem bastante característico, com pelos amarelados e manchas negras em rosetas abertas que se unem formando bandas no corpo do animal.

São animais solitários, territoriais, e que apresentam atividade tipicamente noturno-crepuscular. Atualmente, as jaguatiricas estão classificadas na IUCN como pouco preocupantes, mas ainda sofrem com problemas como caça, destruição de habitat e exploração madeireira.