Zeca do PT anuncia que vai disputar as eleições deste ano para deputado estadual
Após ter o nome retirado da lista de pré-candidatos a governador de Mato Grosso do Sul, José Orcírio Miranda do Santos, o Zeca do PT, anunciou nesta terça-feira (03) que irá disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. O líder petista tem um caso judicial em trâmite do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o que pode impedir a sua candidatura a qualquer cargo eletivo nas eleições deste ano.
Zeca desistiu de concorrer ao Executivo Estadual no começo de abril, sendo substituído pela advogada Gisele Marques, que pode se tornar a primeira mulher a disputar o cargo pelo PT em Mato Grosso do Sul.
O político foi denunciado por suposto esquema de desvio de dinheiro de público por meio de agência de publicidade que prestavam serviços ao Governo, durante a sua gestão como governador, entre 1999 e 2006. O esquema ficou conhecido como a “farra da publicidade”.
Na primeira instância, Zeca foi inocentado, mas, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), acabou sendo condenado e ele então recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que ainda não julgou a questão.
A ideia de Zeca concorrer para deputado estadual é de fortalecer o partido no Estado, após uma série de derrotas políticas que reduziram o número da bancada tanto na Assembleia quanto na Câmara Municipal de Campo Grande.
Maior nome do PT no Estado, Zeca foi o primeiro deputado estadual do PT em MS. Depois de ter sido governador, foi eleito vereador o mais votado de Campo Grande da história e, por último, esteve como deputado federal.