Vídeos mostram bombeiros de MS resgatando pessoas, cães e até cavalo na tragédia do RS
Atuando desde o último dia 03 de maio nas cidades do Rio Grande do Sul afetadas pelas fortes chuvas, os militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul têm protagonizados resgates de pessoas e animais de diversa espécies, como cães, gatos e até mesmo cavalos que ficaram ilhados no meio da enxurrada.
Um dos salvamentos que viralizou nas redes sociais nos últimos dias foi de uma égua que ficou presa em um apartamento situado no terceiro andar de um prédio residencial na cidade e São Leopoldo, região do Vale dos Sinos, um dos locais mais afetados pelas cheias dos rios e rompimento de barragens.
Para conseguir salvar o animal de grande porte, os militares precisaram colocar em prática uma grande missão, envolvendo até mesmo cordas. O trabalho levou aproximadamente sete horas e mobilizou um efetivo de 15 pessoas. A égua foi içada e desceu o prédio de tirolesa. Após o resgate, o animal foi alimentado e bebeu água.
Informações da rede de televisão gaúcha RBS, a égua estava havia dez dias no local, mas não é possível explicar como foi parar lá dentro. A suspeita é de que tenha sido carregado pela força da enxurrada e, para se abrigar, entrou pela janela que estava aberta. Também não há como afirmar quem seja o proprietário do animal.
Cachorrinha Laika
Quem também está participando das missões de resgate é a cachorrinha Laika, que pertence à equipe especializada em busca e resgate do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, composta por três militares e a própria cadela. O grupo foi enviado na segunda-feira (13) para a cidade de Encantado e nesta quarta-feira estava em Roca Sales.
Laika recebeu um certificado de busca de restos mortais, após um treinamento da 1° Certificação Nacionais de Cães de Busca e Resgate em Cianorte, no Paraná. Além disso, o tenente-coronel Fábio Pereira de Lima foi arbítrio de provas de busca e resgate no evento. A equipe deve ficar no RS por 10 dias.
Ao todo, as chuvas no Rio Grande do Sul atingiram 449 municípios. Até a última atualização, na manhã desta quarta-feira, foram registradas 149 mortes, 108 desaparecidos e mais de 800 pessoas feridas. O número de residências perdidas no estado ainda não foi levantado.
Confira vídeos dos salvamentos realizados pelos militares sul-mato-grossenses no RS: