Vídeo: medo de córrego transbordar faz moradores de Ponta Porã não dormirem
“Não dormimos. Estamos aqui acordado, ohando a chuva porque estamos com medo”. A fala é de uma morada da cidade de Ponta Porã que grava em vídeo pelo seu celular o nível de um córrego que passa nos fundos de sua casa subir gradativamente em decorrência do volume da chuva que atingiu a região entre a noite de ontem (29) e a madrugada desta segunda-feira (30).
Veja o vídeo feito pela moradora:
O temporal estava previsto e veio acompanhado de fortes rajadas de ventos que derrubaram galhos e até árvores inteiras em diferentes pontos da cidade. No centro, uma rua chegou a ficar interditada devido ao resto de uma árvore que caiu na pista. Caminhões caçamba e tratores estão sendo mobilizados para o serviço de limpeza das vias.
De acordo com o secretário municipal de Segurança, Marcelino Nunes, houve o transbordamento de córregos, deixando casas debaixo da água e provocando prejuízos para famílias. A equipe técnica da Prefeitura de Ponta Porã já está fazendo o levantamento dos estragos e cadastrando as famílias afetadas para que possam receber os benefícios sociais garantidos e ajuda humanitária.
A cidade ainda está sob o alerta de temporal nesta segunda-feira. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperadas chuvas de até 100 milímetros no acumulado do dia, acompanhada por rajadas de ventos intensos que podem atingir os 100 km/h, além de risco de alagamentos, raios e deslizamento de encostas.
A recomendação é para que moradores não esqueçam o guarda-chuvas ao sair de casa e, em caso de temporal, não se abriguem debaixo de placas metálicas ou árvores, nem utilizem equipamentos eletrônicos conectados a tomada.