Vídeo: macaco bugio é ferido por linha de cerol na Capital e pode ter a pata amputada
Equipes da Polícia Militar Ambiental (PMA) resgataram um macaco bugio (Alouatta seniculus) na sexta-feira (16), em Campo Grande, que acabou sofrendo um corte provocado por uma linha de pipa com cerol (mistura de cola com pó de vidro usada por pipeiros em batalhas).
O acidente aconteceu no bairro Vila São Jorge da Lagoa. A equipe foi acionada por uma moradora que o avistou já ferido. Os militares fizeram a captura do macaco e constataram que a pata dianteira esquerda estava com uma fratura profunda.
Q moradora relatou que é muito comum o uso de cerol em pipas na região e que haveria até campeonatos de pipas, o que leva a muitos acidentes com animais.
De acordo com a PMA, a primata é fêmea e apresentava dificuldades de locomoção. Os ferimentos estavam infeccionados, indicando que o acidente não teria ocorrido no dia em que foi restagado.
O bugio foi encaminhado ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) e os médicos veterinários não descartam a possibilidade de amputação da pata por conta da gravidade do ferimento.
Veja o vídeo do resgate feito pela PMA:
Cerol é proíbido em MS
O uso do cerol é proíbido em Campo Grande por lei. A legislação prevê que estabelecimentos comerciais flagrados com materiais desta natureza serão imediatamente confiscados por meio de auto de infração e será aplicada multa ao proprietário no valor de R$ 5 mil.
Já nos casos em que particulares estiverem portando cerol ou linha chilena, bem como outros materiais e artefatos cortantes, sem natureza comercial, a multa é de R$ 1 mil, além da apreensão dos artefatos.