Vídeo: força-tarefa resgata duas onças-pintadas que estavam dentro de imóveis em Ladário
Uma força-tarefa envolvendo policiais militares ambientais, bombeiros, fiscais do Ibama e um médico veterinário o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) conseguiu resgatar duas onças-pintadas que estavam abrigadas dentro de imóveis na cidade de Ladário, no Pantanal Sul-mato-grossense.
De acordo com as informações, os animais silvestres eram mãe e filhote e já foram devolvidos ao habitat natural, do outro lado do rio Paraguai e distante da área urbana de Ladário e Corumbá, sem ferimentos ou lesões.
O filhote foi resgatado ontem (29), após funcionários de uma fábrica de gelo encontrarem as onças nos fundos do imóvel. Quando a equipe da PMA vinda de Corumbá chegou ao endereço encontrou apenas o filhote de um ano e pesando cerca de 35 quilos.
O animal estava escondido no meio de caixas térmicas; Com a ajuda de um médico veterinário do IHP, foi feita a captura após o filhote ser sedado com um dardo tranquilizante.
Posteriormente, as equipes da PMA, do Corpo de Bombeiros e do IHP realizaram o transporte da onça até um local seguro, afastado da área urbana, no qual foi feita a soltura do felino.
Na manhã desta terça-feira (30), a PMA recebeu uma nova denúncia de que uma onça-pintada estaria próxima à área portuária de Ladário, nos fundos de uma casa, distante 100 metros do local onde o filhote tinha sido capturada.
Por conta do perigo, feito necessário fazer o isolamento de uma casa e também de uma creche que ficava próximo ao local. Os militares ainda recomendaram que os moradores não saíssem das residências até a captura.
Novamente em operação conjunta, a força-tarefa constatou que se tratava de uma fêmea, na fase adulta, possivelmente a mãe do filhote encontrado na data de ontem.
De imediato, os médicos veterinários utilizaram dardos tranquilizantes que permitiram às equipes realizarem a captura segura do animal, que fora encaminhado ao local onde o filhote tinha sido solto.
Veja os vídeos dos resgates das onças-pintadas: