CapitalDestaques

Veja o que abre e fecha em Campo Grande neste feriado da Proclamação da República

Confira o funcionamento dos estabelecimentos durante o feriado da Proclamação da República, comemorado nessa segunda-feira (15).

Veja os horários especiais de feriado:

Órgãos públicos

Com exceção de serviços considerados essenciais como saúde, segurança e coleta de lixo, os serviços públicos não devem funcionar por se tratar de feriado nacional.

Saúde

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) devem fechar em Campo Grande. Apenas as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde) funcionam normalmente e ficam abertos 24 horas.

Campo Grande possui quatro CRSs, localizados nos bairros Coophavila II, Aero Rancho, Tiradentes e Nova Bahia. Há seis UPAs nos bairros, localizadas no Leblon, Coronel Antonino, Moreninha II, Universitário, Vila Almeida e Santa Mônica.

Comércio

O varejo da capital tem autorização para abrir, tanto as lojas do centro de Campo Grande quanto as dos bairros podem funcionar nessa segunda-feira (15), desde que o pagamento seja diferenciado pelo feriado. Os vendedores filiados ao Sindicato do varejo devem receber uma taxa adicional de R$ 15, caso trabalhem.

Supermercados

Os supermercados também devem abrir as portas no feriadão em Campo Grande. De acordo com a Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), os estabelecimentos atendem normalmente.

Shoppings

Shopping Campo Grande – No feriado do dia 15, as lojas, quiosques, alimentação e lazer irão funcionar das 10h às 22h

Norte-Sul Plaza – Neste feriado, o shopping irá funciona normalmente, das 10h às 22h.

  • Academia: das 8h às 14
  • Lotérica: das 8h às 19h

Pátio Central – Neste feriado o shopping irá abrir das das 09 às 17h, com programação especial de happy hour.

Bosque dos Ipês – Neste feriado, o shopping irá funcionar nos seguinte horário:

  • Lojas e Praça de Alimentação: das 10 às 22h
  • Detran e Fácil: fechados
  • Cinema: conforme programação

Correios

Por ser feriado nacional, os serviços não funcionarão na segunda-feira (15).

Bancos

Conforme a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), os bancos não abrem no feriado da Proclamação da República. O atendimento volta normalmente a partir de terça-feira (16).

Ônibus

Os ônibus devem continuar circulando nas ruas de Campo Grande, mas em ritmo de feriado, ou seja, com frota reduzida. Confira os horários dos ônibus aqui.

Delegacias

As delegacias que atendem plantão vão funcionar normalmente.

Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Centro

  • Padre João Crippa, 1581 – Centro (3312-5700)

Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol

  • Rua Soldado-Polícia Militar Reinaldo de Andrade, 167 – Tiradentes (3318-9000)

Delegacia da Mulher (Casa da Mulher Brasileira)

  • Rua Brasília, Lote A, Quadra 2, s/n – Jardim Imã (3304-7575)

Hemosul

Na segunda-feira (15) todas as unidades estarão fechadas, e voltam a funcionar normalmente na terça-feira (16).

Detran

As agências do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em todo Estado estarão fechadas no feriado, e o atendimento será retomado na terça-feira (16).

Fácil

Nas quatro unidades do Fácil na Capital: Fácil Guaicurus, Fácil General Osório, Fácil Aero Rancho e Fácil Bosque dos Ipês, não haverá expediente no feriado e os atendimentos serão retomados na terça-feira (16).

Boletos a vencer

O que fazer quando o feriado cai em dia de semana e justo no dia que as contas irão vencer? Não se preocupe! É possível antecipá-las, ou efetuar o pagamento no próximo dia útil sem acréscimo de multas ou juros. Esse direito é garantido pelo artigo 1º da Lei 7089/83 para boletos e faturas como cartão de crédito, carnês, serviços públicos (água, energia, telefone) e empréstimos.

A regra também vale para contas de estabelecimentos que abrem aos finais de semana, como lojas de departamentos. Ou seja, se o seu boleto vencer na próxima segunda-feira (15), feriado de Proclamação da República, será possível efetuar ou agendar o pagamento para terça-feira (16) sem nenhum prejuízo.

Deixe um comentário