DestaquesGeral

URGENTE: MS está em alerta vermelho para hipertermia e até risco de morte devido ao calor extremo

Mato Grosso do Sul entrou em alerta vermelho, que representa Grande Perigo, para o aumento na temperatura. A chamada ‘Onda de Calor’ começou na segunda-feira (18) e deve continuar pelo menos até o domingo (24), com aumento de 5 ou mais graus acima da média. Segundo o aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as pessoas podem sofrer com crises de hipertermia e até risco de morte.

A hipertermia é o aumento da temperatura corporal, geralmente acima de 40 ºC, acima do ponto de ajuste hipotalâmico. Pode ter inúmeras causas, como a exposição a ambientes com temperaturas elevadas e a realização de atividades físicas prolongadas em condições inadequadas, como em ambiente mal arejado. Pode apresentar alguns sintomas, como dor de cabeça, náuseas e transpiração intensa.

Em caso de agravamento do quadro, pode causar inclusive a morte do indivíduo. O tratamento consiste na utilização de métodos de resfriamento mecânico, como uso de toalhas molhadas e imersão do corpo em água morna ou fria. A prevenção pode ser realizada evitando a exposição solar por tempo prolongado, com o uso de roupas leves, por meio da hidratação e evitando atividades físicas em dias muito quentes. 

O site de meteorologia Metsul explica que uma bolha de calor (ou cúpula de calor) está se reforçando entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil nesta segunda metade da semana. As máximas ficarão acima de 40ºC em várias cidades de Mato Grosso do Sul. Confira no mapa abaixo a previsão para as tardes de quinta (21) e sexta-feira (22), que também são as duas últimas do inverno deste ano.

Veja as maiores temperaturas que o Inmet já registrou em Mato Grosso do Sul ao longo de toda a história da medição no País:

  • 44,6°C em Água Clara em 05/10/2020 e Paranaíba em 07/10/2020
  • 44,4°c em Água Clara, 01/10/2020) 
  • 44,1°C em Coxim, 30/09/2020
  • 44,0°C em Coxim, 06/10/2020
  • 43,9°C em Água Clara, 02/10/2020
  • 43,8°C em Corumbá, 15/11/1962


Outros alertas

Além do aviso de calor extremo, uma parte do Estado também está em aviso para baixa umidade relativa do ar. O alerta é de Perigo Potencial, sendo válido até 22 horas dessa quarta-feira (20). A previsão é de que a umidade varie entre 30% a 20% em 21 municípios localizados na região do grande Bolsão, nordeste e norte.

Água Clara Inocência
Alcinópolis Paraíso das Águas
Aparecida do Taboado Paranaíba
Brasilândia Pedro Gomes
Camapuã Ribas do Rio Pardo
Cassilândia Rio Verde de Mato Grosso
Chapadão do Sul São Gabriel do Oeste
Corumbá Selvíria
Costa Rica Sonora
Coxim Três Lagoas
Figueirão  

Há também um terceiro alerta do Inmet, que prevê risco de temporal pelo menos até às 23h59 de hoje. A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou de até 50 mm/dia, acompanhado por ventos intensos de 40 a 60 km/h e até mesmo queda de granizo. Ao todo, são 24 cidades, todas nas regiões do extremo sul, cone-sul e leste do Estado.

Amambai Jateí
Anaurilândia Juti
Aral Moreira Laguna Carapã
Batayporã Mundo Novo
Caarapó Naviraí
Coronel Sapucaia Nova Andradina
Eldorado Novo Horizonte do Sul
Glória de Dourados Paranhos
Iguatemi Sete Quedas
Itaquiraí Tacuru
Ivinhema Taquarussu
Japorã Vicentina