URGENTE: Aplicação das provas do Concurso Público Unificado é adiada em todo o País
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi adiado pelo Governo Federal. O anúncio ocorrido nessa sexta-feira (03), faltando dois dias para a aplicação da prova.
A decisão foi tomada devido às fortes chuvas que atingem o Estado do Rio Grande do Sul. O certame é o maior já realizado no Brasil, com 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas.
O CPNU registrou 2,144 milhões de candidatos inscritos disputando o total de 6.640 vagas oferecidas por 21 órgãos públicos federais.
O Rio Grande do Sul enfrenta a pior temporada de chuvas de sua história, com 31 mortes, 74 desaparecidos e 56 feridos.
Até o momento, 235 municípios foram afetados pelos temporais, totalizando 351.639 pessoas afetadas.
Dessas, 17.087 estão desalojadas e 7.165, em abrigos. Os números, de acordo com o governador Eduardo Leite, devem subir ao longo dos próximos dias.
Somente no RS, são 86 mil candidatos inscritos para fazerem a prova em 10 cidades gaúchas. A nova data do concurso público unificado não foi divulgada.
O anúncio oficial do adiamento foi feito pela ministra da Gestão, Esther Dweck, e pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.
“A conclusão que tivemos hoje é que é impossível fazer a prova no Rio Grande do Sul. O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos”, disse a ministra.
“A solução mais segura para todos os candidatos de todo o país é o adiamento da prova”, acrescentou ela, sem dizer a nova data.
Para saber onde vai fazer a prova, o candidato deve acessar o cartão de confirmação de inscrição na página.
As informações estarão disponíveis na Área do Candidato. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta GOV.BR.
O cartão de confirmação traz, entre outras informações, número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso.