Trecho central da Rua 14 de Julho vira corredor gastronômico, turístico e cultural
A Rua 14 de Julho, especificamente no trecho entre a Rua Marechal Rondon e a Avenida Mato Grosso, agora é um Corredor Gastronômico, Turístico e Cultural. A lei que trata do assunto foi publicada quarta-feira (28) no Diário Oficial do Município (Diogrande) e já está em vigor.
A nova legislatura estabelece diretrizes para a preservação do trânsito, segurança, harmonia estética e combate ao comércio ambulante irregular.
O plano ainda inclui a realização de apresentações artísticas, festivais e encontros gastronômicos. O objetivo é promover a cultura, turismo e incentivar a economia local.
A prefeita Adriane Lopes (PP), que assinou a sanção da lei, vetou o Artigo 4º, que previa a concessão de desconto no IPTU para os empresários que incentivassem o corredor cultural, foi excluído da versão final da lei.
Na justificativa para a medida, a Procuradoria-Geral do Município disse há um vício formal devido à falta de estudos de impacto orçamentário-financeiro. O veto deve ser analisado pelos vereadores, que podem decidir por derrubá-lo.
No último final de semana, o trecho da Rua 14 de Julho foi interditado para veículos pela primeira vez, no horário das 19 às 23h59, transformando-se em um espaço de convivência segura e atraente para a vida noturna.