Todos os municípios de MS já registram, ao menos, um caso provável de dengue este ano
Pela primeira vez em 2024, todas as cidades de Mato Grosso do Sul registram, ao menos, um caso provável de dengue. A informação consta no novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria do Estado de Saúde (SES) nessa terça-feira (05). No mapa do avanço da doença, é possível notar que a infestação está concentrada muito mais na região sul-fronteira do que nas demais áreas.
A atualização dos dados aponta para um aumento significativo nos casos prováveis, que englobam tanto os que estão em investigação como também os que já foram confirmados ou ignorados. O saldo agora é de 5.854, sendo que na semana anterior eram 4.667, ou seja, no período de uma semana foram 1.187 novas notificações no Estado.
Os casos confirmados também cresceram, sendo 332 novos exames positivos em sete dias, passando de 1.602 para os atuais 1.934. Não houve novas mortes provocadas pela dengue, até agora foram três vítimas fatais, mas outras três estão em investigação.
A relação de cidades que estão com alta incidência, ou seja, registram mais de 300 casos prováveis para cada grupo de até 100 mil habitantes, aumentou para 23 – eram 20 até a semana passada. Apenas com dados dos últimos 14 dias, 11 municípios estão ‘no vermelho’ e devem redobrar a atenção para combater o mosquito Aedes aegypti.
Na lista das cidades com mais casos já confirmados da doença, Campo Grande aparece na primeira colocação, com 389, sendo 17 novos casos na comparação com o boletim anterior. Chapadão do Sul está em segundo lugar, com 349 casos, 84 a mais. Costa Rica completa o pódio da doença, com 201 pessoas infectadas, sendo apenas dois novos registros.
Entre os sintomas mais comuns da dengue estão: febre, dor no corpo, fraqueza extrema e cansaço, dor de cabeça e dor atrás dos olhos. Manchas na pele e sangramentos de gengiva, nariz ou aumento do fluxo menstrual também podem ocorrer ocasionalmente. Quanto mais desenvolvida no organismo, maiores as complicações e dificuldade para revertê-las.
A vacina contra a dengue já está disponível em todo o Mato Grosso do Sul desde o último dia 10 deste mês. O público-alvo nesse primeiro momento são crianças de 10 e 11 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue. O esquema vacinal será composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.
Para ver o boletim epidemiológico na íntegra, clique aqui.