Time de futebol americano da Capital encerra atividades após denúncia de prática de ‘turismo sexual’
Um caso de ‘turismo sexual’ surpreendeu e também chocou os amantes do futebol americano de Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (06), quando os fatos vieram à tona. A denúncia aponta que o Campo Grande Cowboys enviou mensagens para jogadores de outros países convidando-os para atuar no esporte local destacando no ‘convite’ que as “meninas daqui são fascinadas por estrangeiros”.
No e-mail, que foi compartilhado por atletas nas redes sociais, o representante do time campo-grandense de futebol americano pontua as principais qualidades da Capital de Mato Grosso do Sul, como o fato de ser uma cidade bem arborizada, com boa qualidade de vida, atrações noturnas e diversão aos finais de semana.
Em outro parte, a mensagem cita que as “meninas daqui são fascinadas por estrangeiros e nossa cidade é extremamente acolhedora. […] Com mais de US$ 100/150 você pode comer e viver um rei aqui! E as brasileiras amaaaam estrangeiros”, cita o texto, caracaterizando o crime de ‘turismo sexual’.
Após a repercusão do e-mail, imediatamente a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) emitiu uma nota de repúdio. “Não toleramos e não admitimos o uso de expressões verbais ou escritas que sejam discriminatórias, especialmente quanto à origem, cor, religião, idade, sexo ou orientação sexual de qualquer pessoa ou qualquer tipo de assédio”, cita a nota da entidade.
A diretoria do Campo Grande Cowboys também se posicionou e afirmou, também via nota, que “não existe motivação para a associação continuar de portas abertas”, fechando temporariamente as atividades do time de futebol americano. “Nossas desculpas se estendem a todas as mulheres, aos torcedores e torcedoras, aos atletas, aos apoiadores e a sociedade como um todo”, cita.
A situação acontece cinco dias depois da direção do time local citar que o ano de 2023 seria de conquistas. O Campo Grande Cowboys disputava o Brasileirão de Futebol Americano e é uma das principais equipes da modalidade em todo o Mato Grosso do Sul, onde o incentivo ao esporte é bem complicado. O elenco sempre promoveu rifas e eventos para custear as despesas.
Ainda na nota, a diretoria reforça que não tinha o conhecimento da mensagem enviada aos atletas estrangeiros e que muitas pessoas tinham acesso ao e-mail do time. “Anunciamos que, após a deliberação, foi realizado o desligamento do atleta com a conta vinculada na plataforma”, diz, acrescentando ainda que uma advertência foi realizada para toda a equipe para reforçar os valores e não objetificação das mulheres.
Leia a nota na íntegra:
A Associação Campo Grande Cowboys de Futebol Americano, com intuito de esclarecer o ocorrido na plataforma Europlayers vem se manifestar publicamente. Em primeiro lugar, pedimos perdão as mulheres que compõem a comissão técnica e diretoria, que ao aceitarem o convite, jamais esperariam passar por tal situação.
Nossas desculpas também se estendem a todas as mulheres, aos torcedores e torcedoras, aos atletas, aos apoiadores e a sociedade como um todo. É necessário ressaltar que o teor da mensagem, mesmo que com o sentido alterado ou perdido por tradução, é simplesmente inaceitável!
O desconhecimento total da diretoria sobre a captação de atletas feito através de mensagens com teor desrespeitoso, não exime ou diminui a gravidade da situação e, em razão disso, as devidas providências foram tomadas. Preliminarmente, anunciamos que, após a deliberação, foi realizado o desligamento do atleta com a conta vinculada na plataforma.
Em conjunto a isso, uma advertência verbal/escrita foi realizada para toda a equipe que compõe o time, no sentido de alertar, informar e reforçar os valores de respeito a todos os tipos de pessoas, valorizando a cultura de respeito e não objetificação das mulheres.
Por fim, tendo em vista que a finalidade e valores educacionais, desportivos e éticos desta associação foram corrompidos, não existe motivação para a associação continuar de portas abertas.