CapitalDestaques

Testes de Covid-19 estão disponíveis em todas as unidades de saúde da Capital sem precisar agendar

Se você está procurando por um teste de Covid-19 e não sabe onde ir, saiba que todas as 74 unidades de saúde pública de Campo Grande têm disponíveis e gratuitos os exames de detecção. De acordo com a Prefeitura, a procedimento é por demanda espontânea, ou seja, sem a necessidade de agendamento prévio e pode ser feito de segunda à sexta-feira.

A Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) tem uma plataforma onde é possível localizar a unidade de saúde mais próxima de você. Basta digitar o CEP ou endereço de residência (clique aqui para acessar o site). Confira abaixo a relação de unidades e horários para realização dos testes até o dia 06 de janeiro.

O teste é recomendado para pessoas que apresentam sintomas respiratórios, como tosse, coriza, febre e dor de cabeça.  No caso do teste de antígeno, o resultado fica disponível em no máximo 20 minutos. Quem tiver o resultado positivo já tem a orientação e encaminhamento para unidade de saúde de referência para atendimento.

O paciente sintomático conta ainda com o serviço de Teleantedimento da Sesau, onde ele pode entrar em contato pelo número 2020-2170 e receber orientações de um profissional sobre as medidas de prevenção e onde buscar atendimento, caso seja necessário. O serviço funciona diariamente, das 7h às 19h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

A procura por testes de Covid-19 na Rede Municipal de Saúde teve um aumento a partir do mês de novembro de 2022. A média atual é de 200  testes realizados por dia. Em 2022, foram confirmados 93,6 mil casos  e 478 óbitos provocados pela Covid-19 em Campo Grande, conforme boletim epidemiológico do último dia 21 de dezembro.

O secretário municipal de Saúde, Sandro Benites, lembra que o acesso facilitado da população aos testes oportuniza o diagnóstico precoce e, desta forma, ajuda a reduzir a circulação do vírus. “O diagnóstico correto é fundamental para propor quaisquer medidas relacionadas à prevenção e ao prognóstico da infecção”, complementa.

Prevenção

No período pós-festas de confraternizações, o número de casos da infecção tende a subir em razão do crescimento de aglomerações. É necessário ainda mais atenção quanto às formas de prevenção do vírus.

A higiene pessoal e etiqueta respiratória, associada à vacinação, continuam sendo as principais formas de evitar o contágio pelo coronavírus. Quem apresentar sintomas respiratórios, como coriza e tosse, por exemplo, deve retomar o uso do equipamento de proteção individual.

Cobertura Vacinal 

Outro aliado de grande valor no combate à infecção, é a vacinação, que além de prevenir a contaminação pelo vírus, faz com que, quem ainda assim seja infectado tenha sintomas leves, não sendo necessário que suporte hospitalar.

Atualmente, a Capital conta com mais de 80% de sua população com o esquema vacinal completo. O calendário pode ser conferido no site: www.campogrande.ms.gov.br/sesau/vacinacg.

Deixe um comentário