CapitalDestaques

Temporal deixou 30 bairros sem luz, derrubou árvores, arrebentou fios de energia e transformou o trânsito em um caos

O temporal que atingiu Campo Grande por volta das 17 horas desta quinta-feira (20) veio acompanhado de nuvens carregadas, muitos raios e rajadas de ventos de até 83 km/h, segundo informou o meteorologista Natálio Abraão. Até às 18 horas, o Corpo de Bombeiros já tinha registrado 27 ocorrências envolvendo quedas de árvores e outras 18 de causas diversas, como pessoas presas em elevadores, acidentes de trânsito, emergências clínicas e outros problemas gerados devido à falha no fornecimento de energia.

A Defesa Civil emitiu alerta para que a população redobre a atenção no trânsito, pois há diversos pontos com queda de árvores, placas de propaganda e granizo, além de ventos intensos em várias localidades de Campo Grande.

Terminal General Osório, no bairro Coronel Antonino, ficou sem luz (Foto: André Farinha/MS Hoje)

Em nota, a Energisa afirmou que as fortes rajadas de vento provocaram a interrupção do fornecimento de energia em algumas localidades. Contudo, técnicos trabalham para restabelecer os serviços. Foram cerca de 300 mil descargas atmosféricas das 9 às 18h de hoje na Capital. “A severidade do temporal ocasionou rompimento de cabos e objetos foram lançados sobre a fiação. As descargas atmosféricas também atingiram transformadores da rede de distribuição”, explicou a concessionária.

Pelo menos 30 bairros estão ou ficaram sem luz deste o início do tempora, entre estes estão Jardim Leblon, Santo Amaro, Caiçara, Conjunto José Abraão, Cabreúva e Itamaracá. Ainda segundo a Energisa, por conta da demanda o atendimento aos clientes segue por ordem de prioridade em situações que coloquem a segurança da comunidade em risco. “Além disso, é priorizado o atendimento ao cliente sobrevida, ou seja, pessoa que necessita de algum equipamento vital para sobrevivência”, completa nota.

Rua Barão do Rio Branco tem árvore caída em meia pista (Foto: Redes Sociais)

Ocorrências pela cidade toda

Na Rua Barão do Rio Branco, entre as ruas José Antônio e 13 de Junho, galhos de árvores e outros tipos de vegetão estão caídos ocupando a pista da esquerda e parcialmente a pista central da via. No bairro Pioneiros, na Rua Bernardo Guimarães, também há bloqueio da via por conta de queda de árvore.

No bairro Jardim Itamaracá outra árvore de grande porte caiu sobre um veículo que estava estacionado. Na Rua Sizuo Nakazato mais uma árvore interrompeu o fluxo dos veículos. No centro, na Rua 25 de Dezembro, uma árvore caiu sobre uma residência e, na Rua Piratinga a árvore grande está no meio da via.

Na avenida Noroeste, no trecho entre as rua Barão do Rio Branco e e Avenida Afonso Pena, um fio de alta tensão se rompeu com a força do vento e caiu sobre carro, modelo Hyundai Ix35, que pegou fogo devido ao choque elétrico. As chamas foram controladas rapidamente e os danos superficiais. Por conta disso, toda a área ficou isolada, pois o fio ainda estava soltando faíscas. A região também ficou sem energia elétrica.

https://www.instagram.com/reel/Cj9CHKhOgOu/?igshid=NDc0ODY0MjQ=

Outro fio se rompeu na rua Cristóvão de Barros, no bairro Jardim Seminário e também ficou sobre a pista. Entretanto, não houve relato de risco de choque. Na rua Dom Aquino, em frente ao Pátio Central, placas de telhado de zinco se soltaram e foram parar na calçada e na rua.

Cidades do interior foram castigadas

As cidades de Jardim, Guia Lopes da Laguna e Laguna Carapã foram atingidas pelo temporal durante a tarde. Imagens que circulam nas redes sociais mostram a força do vento e também uma significativa quantidade de granizo que caiu, encobrindo ruas e canteiros centrais de gelo.

A tempestade destelhou casas, derrubou árvores e deixou os moradores sem energia elétrica. Além disso, muitos pontos precisaram ser interditados e o trânsito segue bloqueado em alguns trechos. Em nota, a Prefeitura Municipal de Jardim adiantou que já estar tomando as medidas cabíveis para sanar e restabelecer a normalização das atividades nos pontos afetados.

A concessionária de energia elétrica também disse que está trabalhando nos reparos. “A Energisa informa que a distribuição de energia foi afetada durante o temporal acometido nesta cidade. Dos quatro alimentadores que atendem Jardim, três foram danificados, trazendo problemas de fornecimento de energia na área urbana e rural”, completou.

A Energisa reforça que o Plano de Contingência foi acionado. Os consumidores podem solicitar atendimento pelo WhatsApp (Gisa): (67) 9 9980-0698 e aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular.

VÍDEO: Neve em MS? Granizo deixa canteiro forrado de branco após tempestade
Canteiro forrado por granizo em Guia Lopes. (Foto: Jardim MS News)

MS em alerta máximo

A previsão de temporais foi renovado nesta quinta-feira (20) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o aviso, todo o Estado está em alerta máximo que segue até às 10 horas de sexta-feira (21).

O alerta é da cor laranja, que representa Perigo, e prevê chuvas entre 30 a 60 mm/h ou de até de 50 a 100 mm/dia, com ventos intensos  de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Conforme explica a meteorologia, a atmosfera continua muito instável sobre o centro-sul do Brasil e a configuração de ventos em todas as camadas da atmosfera vai favorecer a formação de novas áreas instabilidades e nuvens muito carregadas em Mato Grosso do Sul.

No decorrer desta quinta-feira (20) todo o MS volta a ficar em alerta de tempo severo. A situação mais grave está na região sul, na Grande Dourados, e na fronteira com o Paraguai, onde os temporais serão mais intensos e a chuva será muito volumosa.

Deixe um comentário