DestaquesEsportes

Estadual: queda do Corumbaense produz disputa pela última vaga

O Corumbaense perdeu 16 pontos por escalação irregular de um jogador no Campeonato Sul-mato-grossense de Futebol. A decisão foi proferida na noite de quarta-feira (11) pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul (TJD/MS). Com isso, o Carijó da Avenida está rebaixado para a segunda divisão estadual.

O TJD/MS acatou denúncia de escalação irregular do lateral-esquerdo Vandinho, punindo o clube com a perda de nove pontos pelos três jogos que o atleta atuou e mais sete pontos correspondentes a duas vitórias e um empate (2 a 1 sobre a Serc; empate sem gol contra o Aquidauanense e 1 a 0 em cima do Comercial), totalizando em 16 pontos tirados da equipe.

Até então, o Corumbaense ocupava a oitava colocação do Estadual, com oito pontos e já classificado para a segunda fase da competição. Agora, o time tem um saldo negativo de -8 pontos. Restando apenas mais uma rodada para terminar a primeira fase, o Carijó não tem chances de evitar o rebaixamento e mesmo vencendo o último jogo vai encerrar a sua participação com saldo negativo.

A diretoria do Corumbaense informou que vai recorrer ao Pleno do TJD porque considera que não teve “amplo direito de defesa”. Se acatado o recurso, o campeonato pode ser interrompido.

O caso

Apontado como principal culpado pela queda do Corumbaense, o jogador Vandinho foi expulso na semifinal do Campeonato Estadual de 2019, quando jogava pelo Comercial e enfrentou o Aquidauanense. Na ocasião, o árbitro Thiago Alencar Gonzaga apontou que Vandinho o ofendeu após o jogo e recebeu o cartão vermelho direto.

O caso chegou a ser julgado pelo TJD/MS, posteriormente, e o atleta foi punido com dois jogos de suspensão. Como o campeonato já havia terminado, a punição foi lançada para a temporada de 2020. Nesse meio tempo, o jogador deixou o Comercial e foi contratado pelo Corumbaense, não estando livre da suspensão.

O nome de Vandinho apareceu no BID como atleta do Carijó no dia 07 de fevereiro. No dia 09, o Corumbaense encarou o Águia Negra, em Rio Brilhante, ainda sem Vandinho na equipe. Aquele, conforme o documento, seria o primeiro jogo de suspensão cumprido. Porém, o atleta atuou nas três partidas seguintes, contra Serc (inclusive fazendo o gol da vitória) e sendo titular no empate diante do Aquidauanense e na vitória contra o Comercial.

Para o TJD/MS, a escalação do atleta foi irregular, já que ele deveria ter cumprido mais um jogo de suspensão.

Queda produz briga pela última vaga no Estadual

A tirada de pontos do Corumbaense beneficia Pontaporanense e o CENA, que já estavam rebaixados para a segunda divisão. Com a queda do Corumbá, as duas equipes que antes estavam em nono e décimo lugar com quatro e dois pontos, respectivamente, vão brigar pela última vaga na segunda fase do Estadual nessa que é a última rodada da fase principal.

Curiosamente, o Pontaporanense enfrenta o próprio Corumbaense no Estádio Arthur Marinho, em Corumbá. O jogo será no domingo (15), às 15 horas. No mesmo dia e horário, o CENA joga contra o Comercial no Morenão.

Com a nova classificação, o time de Ponta Porã subiu para a oitava colocação e o de Nova Andradina para o nono lugar. Para não cair, o CENA precisa vencer e torcer para o Pontaporanense perder, se o time da fronteira vencer estará classificado independente do que aconteça na outra partida. Apenas os oito primeiros colocados avançam para a próxima fase. Os dois últimos são rebaixados.

Deixe um comentário