Brasil e MundoDestaques

Sisu: saiba como navegar no portal e quais os documentos necessários

As inscrições para participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram abertas na última sexta-feira e podem participar todos os que realizaram a edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que não tenham zerado a redação. O processo de inscrição se encerrará amanhã (21), é gratuito e deve ser feito no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando o Gov.br para o login. O ingresso no ensino superior só é possível se o estudante comprovar que possui o ensino médio completo. 

Nesta edição, o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior de todas as regiões do país, que aderiram ao Sisu. 

Em Mato Grosso do Sul são 4.880 vagas. A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) tem 1.725 vagas ofertadas no Sisu, para 125 cursos. Já a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) oferta 947 vagas pelo Sisu, em 37 cursos.

Na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) serão 1.288 vagas, distribuídas em 68 cursos de 14 cidades. O IFMS confirmou a oferta de 920 vagas abertas pelo Sisu, com ingresso no primeiro e segundo semestres de 2025, dependendo do curso. 

Como navegar – Para se inscrever no Sisu, basta seguir o passo a passo abaixo: 

  • 1º: Acesse a página do Sisu no Portal Único de Acesso e clique na opção “Inscrever-se”. 
    .
    2º: Utilize o perfil Gov.br para entrar no sistema. 

    .
    3º: Ao fazer o login, você será direcionado para a página “Minha inscrição”. 

    ..
    4º: Selecione a sua primeira opção de curso. É possível filtrar as vagas por estados, municípios, instituições e cursos. Todos os estudantes que obtiveram, no mínimo, 650 pontos na média das cinco provas do Enem visualizarão um banner do Pé-de-Meia Licenciaturas no topo da página. Isso indica que o candidato estará apto a participar do programa caso se inscreva para um curso presencial de licenciatura e seja selecionado. Todos os cursos de licenciatura na modalidade presencial estarão sinalizados com a marca do Pé-de-Meia. Com o programa, o estudante ganhará bolsa mensal de R$ 1.050, desde o ingresso até a conclusão do curso.

    .
    5º: Escolha a modalidade de concorrência e, após ler sobre a documentação necessária, confirme a inscrição. 

    .
    : Após selecionar a segunda opção de curso, sua inscrição estará feita. É possível alterar as opções de cursos até as 23h59 do dia 21 de janeiro, quando o sistema será fechado. 

    .

Documentos – O candidato que for aprovado em uma das vagas reservadas pela Lei de Cotas deverá comprovar o cumprimento dos requisitos no momento da matrícula, diretamente na instituição de ensino para a qual for selecionado. A análise e a decisão sobre a documentação entregue e o atendimento aos requisitos são de competência exclusiva da instituição.  

É de inteira responsabilidade do estudante certificar-se de que atende ao que está estabelecido na lei, além de checar que possui os documentos exigidos. Para facilitar essa etapa, durante o processo de inscrição, o Sisu disponibiliza a lista com a documentação pedida por cada universidade e instituto federal. 

A documentação básica pedida por todas as instituições é a seguinte: 

  • Documento original com foto; 
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF); 
  • Certificado de conclusão do ensino médio ou de curso equivalente; 
  • Histórico escolar; 
  • Título de eleitor (quando maior de 18 anos); 
  • Comprovante de reservista do exército (quando homem); 
  • Certidão de nascimento ou de casamento; 
  • Comprovante de residência. 

Para os candidatos que forem aprovados por cotas, é necessário apresentar comprovante de renda familiar e comprovante de estudo integral do ensino médio em escola pública, além dos outros documentos solicitados pelas instituições. 

Confira o cronograma do Sisu 2025:

Sisu: saiba como navegar no portal e quais os documentos necessários

Sisu – O Sistema de Seleção Unificada foi instituído pela Portaria Normativa nº 2, de 26 de janeiro de 2010, e atualmente está regulamentado pela Portaria Normativa nº 21, de 5 de novembro de 2012. O Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior do Brasil que aderiram ao processo seletivo vigente. A maioria das instituições participantes são da rede federal de ensino superior, com destaque para universidades e institutos federais.