CapitalDestaques

Sistema de corredores de ônibus precisa passar pela Av. Afonso Pena

Motoristas de ônibus do transporte público de Campo Grande defendem que a Avenida Afonso Pena, principal via da cidade, tenha uma faixa exclusiva para os coletivos no trecho em que passa pela região central. A princípio, não há qualquer projeto na Prefeitura Municipal que aponte para esta conquista da categoria, pressionada pelo tempo de entrega dos itinerários, mas a necessidade existe e impactaria positivamente na vida daqueles que utilizam o sistema diariamente.

Ter essa necessidade atendida não será uma tarefa fácil para a categoria. O maior empecilho está no canteiro central da avenida, que precisaria ser reduzido para poder comportar pelo menos mais uma pista de rolagem.

Acontece que o canteiro central está tombado pelo patrimônio histórico e cultural, ou seja, não pode ser alterado. Mudar isso não é algo impossível, mas exigiria aquela conhecida longa briga nas esferas da Justiça.

Não para por ai

Implantar uma faixa exclusiva para ônibus na renomada Afonso Pena também precisaria enfrentar as opiniões sempre contrárias dos empresários radicados na via, que alegariam, entre outros fatores, a perda de espaços para o estacionamento de veículos de seus clientes.

Algo deste tipo acontece atualmente na Avenida Bandeirantes, onde está sendo feito o corredor do transporte coletivo.

Na semana passada, em audiência pública na Câmara Municipal, um grupo composto por 50 empresários – todos estes garagistas – convenceu os vereadores a pedirem a suspenção das obras de revitalização da avenida.

A classe argumenta que irá perder clientes com a faixa destinada aos ônibus, já que não poderá mais estacionar veículos na margem que será destinada aos coletivos.

Corredor no centro é essencial

A verdade é que a implantação da faixa exclusiva na Av. Afonso Pena é essencial para que todo o sistema de corredores de ônibus da cidade funcione perfeitamente.

O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo e a Ussiter (União Sul-mato-grossense dos Usuários do Sistema Integrado de Transporte Urbano e Estadual Rodoviário) são os principais defensores e já estudam entrar com o pedido na Prefeitura.

No entendimento destas entidades representativas, de nada adiantará a implantação de corredores em outras avenidas, como o da própria Av. Bandeirantes, se não houver também na principal via do centro.

Um dos principais benefícios com o sistema de corredores está na velocidade dos ônibus, passando dos atuais 15 km/h para 25 km/h e, ao mesmo tempo, resultando em menos tempo de viagem para o usuário.

Atualmente, na região central há apenas faixas exclusivas em trechos da Rua Rui Barbosa. Na Afonso Pena, a única parte que possui essa faixa exclusiva aos ônibus fica enfrente ao Shopping Campo Grande.

Deixe um comentário