Sindicato fecha acordo com Consórcio Guaicurus e evita paralisação
A paralisação dos motorista de ônibus de Campo Grande prevista para acontecer nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (07) foi cancelada pelo SCTTU (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano).
A entidade representativa dos motoristas entrou em acordo com o Consórcio Guaicurus, coletivo de empresas de viação que opera o serviço de transporte público, durante audiência de mediação no noite de quinta-feira (06), na sede do Ministério Público do Trabalho de MS.
O sindicado havia marcado para as 05 horas desta sexta uma assembleia geral para discutir uma possível greve dos motoristas. A categoria reclama de uma demissão em massa feita pelas empresa de ônibus nas últimas semanas.
Outro ponto debatido pelos motoristas diz respeito a aplicação de uma lei municipal que transforma penalidades administrativas em multas com valores altíssimos a serem pagos pelos motoristas penalizados.
Entre essas penalidades sujeitas a multas estão eventuais atrasos nos itinerários e até mesmo embarcar ou desembarcar passageiros fora do ponto de ônibus, algo considerado como bom senso do motorista para com o usuário do transporte.
O Consórcio reduziu a sua frota pela metade nos últimos meses por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Com a restrição para uso exclusivo de trabalhadores da saúde, as empresas de ônibus alegam perdas financeiras graves e por isso fez as demissões.
Os detalhes do acordo entre as partes não foram divulgados pelo MPT. O Sindicato dos motoristas também não se manifestou oficialmente. Já o Consórcio Guaicurus disse apenas que houve um acordo para evitar a paralisação dos profissionais.