Simone Tebet pode ser a 3ª sul-mato-grossense a presidir o Senado Federal
Candidata à presidência do Senado Federal, a senadora Simone Tebet (MDB) tenta não apenas repetir o feito do teu pai, o ex-senador Ramez Tebet, como também se tornar a primeira mulher a comandar a mais importante casa de leis do País. A eleição acontece na noite desta segunda-feira (1º), a partir das 19 horas (DF).
Contra a parlamentar sul-mato-grossense concorrem os senadores Rodrigo Pacheco (DEM-MG), Major Olimpio (PSL-SP), Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e Lasier Martins (Podemos-RS). No entanto, o quadro de disputa ainda pode mudar até o início do pleito interno.
A votação só começa com a presença da maioria absoluta da Casa (41 senadores). Será por meio de cédulas de papel inseridas em envelopes. Serão quatro urnas no total: duas dentro do Plenário e duas fora para evitar aglomeração. Os senadores serão chamados um por um, por ordem de criação do estado e de idade. Será eleito o candidato que receber a maioria absoluta dos votos, ou seja, 41 votos.
Desde a redemocratização, em 1985, Mato Grosso do Sul já teve dois senadores presidentes do Senado Federal. Curiosamente, o primeiro presidente da Casa foi justamente um representante de MS, o corumbaense José Fragelli (PMDB – atual MDB), que recebeu 38 votos e ficou no cargo até 1987.
Depois dele foi Ramez Tebet (PMDB – atual MDB), que recebeu 41 votos e ficou no cargo de 2001 a 2003. Tebet foi o último político sul-mato-grossense a ocupar a presidência do Senado Federal.
Confira abaixo a lista de todos os presidentes do Senado Federal desde 1985: