DestaquesPolítica

Simone Tebet deverá ter nova reunião com Lula podendo ficar com o Ministério do Planejamento ou do Meio Ambiente

A participação da senadora em fim de mandato por Mato Grosso do Sul, Simone Tebet (MDB), no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda é incerta, porém, colunistas de política estão comentando que uma nova proposta deverá ser entregue a ex-presidenciável nesta sexta-feira (23) como uma espécie de ‘última oferta’ para que não fique de fora.

Publicação do blog da jornalista Ana Flor no site G1.com, do grupo Globo, aponta que a senadora terá duas opções de escolha, sendo elas o Ministério do Meio Ambiente e o do Planejamento, essa última pasta foi desmembrada do atual Ministério da Economia e também é apontada como a mais próxima do perfil da politica.

Quanto a pasta do Meio Ambiente, a expectativa é que a deputada eleita Marina Silva (Rede-SP), que também esteve muito envolvida com Lula durante a campanha eleitoral, seja a nomeada. Tebet ficaria com este ministério caso Marina aceite o cargo de Autoridade do Clima, que será criado no próximo ano.

Simone Tebet ficou em terceiro lugar no primeiro turno da eleição presidencial desde ano, sendo que apoiou Lula no segundo turno contra o presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL). Desde então, ela teve forte atuação na campanha e na transição do novo governo, onde esteve junto ao grupo de desenvolvimento social.

Até então, a expectativa era de Simone Tebet fosse indicada para o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável por cuidar dos programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Familia, que será retomado no próximo ano e que também é o grande carro-chefe de Lula desde os seus primeiros anos na presidência do País.

Contudo, Lula optou por deixar o ministério com o PT e escolheu o senador eleito Wellington Dias (PT-PI), que foi um dos 16 ministros anunciados na coletiva de imprensa desta quinta-feira. No evento, o presidente eleito afirmou que deve fechar todos os nomes nos próximos dias para apresentar os que ainda restam em abertos até a próxima terça-feira (27).

Deixe um comentário