Simone Tebet deverá ter nova reunião com Lula podendo ficar com o Ministério do Planejamento ou do Meio Ambiente
A participação da senadora em fim de mandato por Mato Grosso do Sul, Simone Tebet (MDB), no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda é incerta, porém, colunistas de política estão comentando que uma nova proposta deverá ser entregue a ex-presidenciável nesta sexta-feira (23) como uma espécie de ‘última oferta’ para que não fique de fora.
Publicação do blog da jornalista Ana Flor no site G1.com, do grupo Globo, aponta que a senadora terá duas opções de escolha, sendo elas o Ministério do Meio Ambiente e o do Planejamento, essa última pasta foi desmembrada do atual Ministério da Economia e também é apontada como a mais próxima do perfil da politica.
Quanto a pasta do Meio Ambiente, a expectativa é que a deputada eleita Marina Silva (Rede-SP), que também esteve muito envolvida com Lula durante a campanha eleitoral, seja a nomeada. Tebet ficaria com este ministério caso Marina aceite o cargo de Autoridade do Clima, que será criado no próximo ano.
Até então, a expectativa era de Simone Tebet fosse indicada para o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável por cuidar dos programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Familia, que será retomado no próximo ano e que também é o grande carro-chefe de Lula desde os seus primeiros anos na presidência do País.
Contudo, Lula optou por deixar o ministério com o PT e escolheu o senador eleito Wellington Dias (PT-PI), que foi um dos 16 ministros anunciados na coletiva de imprensa desta quinta-feira. No evento, o presidente eleito afirmou que deve fechar todos os nomes nos próximos dias para apresentar os que ainda restam em abertos até a próxima terça-feira (27).