Brasil e MundoDestaques

Seu pet vai ganhar um RG! Aprenda a criar o ‘RG Animal’ gratuitamente

Os tutores de animais de estimação agora podem registrar oficialmente seus pets no Brasil. O Governo Federal lançou, na última quinta-feira (17), o Sistema Nacional de Cadastro de Animais Domésticos (SinPatinhas) — uma plataforma digital e gratuita que permite gerar o RG Animal, um número de identificação único e permanente para cães e gatos. (veja o passo a passo abaixo).

Coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a iniciativa busca fortalecer a proteção e a rastreabilidade dos animais domésticos. Além disso, o sistema promete facilitar campanhas públicas de saúde animal, como vacinação, castração e microchipagem.

O que é o RG Animal?

Por meio do SinPatinhas, tutores podem cadastrar seus pets e gerar uma carteirinha digital com QR Code. O documento pode ser impresso e preso à coleira, funcionando como uma espécie de identidade oficial do animal. Em caso de perda, por exemplo, qualquer pessoa poderá escanear o QR Code para acessar os dados do tutor e facilitar o reencontro.

Além dos tutores individuais, o sistema também está disponível para ONGs, clínicas veterinárias, empresas e condomínios, permitindo o cadastro de animais comunitários — aqueles que vivem nas ruas, mas são cuidados por grupos locais ou vizinhanças.

Como fazer o cadastro?

O processo é simples, totalmente online e gratuito. Basta acessar o site oficial sinpatinhas.mma.gov.br, fazer login com a conta gov.br e seguir o passo a passo para criar o perfil do tutor e registrar o animal.

Entre as informações solicitadas estão: nome, data de nascimento, espécie, cor da pelagem, status de castração e, se aplicável, número do microchip. Também é necessário enviar uma foto 3×4 do pet.

Cadastro é obrigatório?

Para a maioria dos tutores, o registro é voluntário. No entanto, é obrigatório para quem utiliza recursos federais em serviços como castração ou microchipagem gratuita — o sistema servirá como comprovação da realização do atendimento.

Sistema já está no ar

O SinPatinhas entrou em operação oficialmente no dia 17 de abril de 2025. O acesso é gratuito e não há qualquer cobrança para o registro, seja por tutores, organizações ou órgãos públicos.

A expectativa do governo é que a ferramenta contribua para políticas públicas mais eficazes e para o bem-estar dos animais em todo o país.