Semana promete mudança brusca e MS terá dias de chuvas, frio e até mesmo a temida ‘tempestade de poeira’
Mato Grosso do Sul devem sentir no decorrer dessa semana os efeitos de uma nova frente fria, que promete chuva e vento fortes, granizo, brusca e acentuada queda da temperatura com possibilidade até mesmo de geada no extremo sul do Estado. Já neste domingo (07), a maior parte de MS entrou em alerta para a possibilidade tempestades acompanhadas de trovoadas, raios e ventania e que já premeditam a aproximação da massa de ar polar.
De acordo com o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas próximas horas pelo menos 62 cidades podem registrar ventos de até 100 km/h, além de chuva volumosa de 30 a 60 milímetros por hora e até mesmo raios e granizo. Em outras dez, a chuva esperada será entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).
Quanto ao frio, os meteorologistas indicam que vai começa a se formar na segunda-feira (08) na área compreendida entre o norte da Argentina, Paraguai e o sul do Brasil, sendo que na terça (09) já estará completamente organizada e avançando sobre o País.
O sistema deve atuar até o sábado (13), sendo que, ao mesmo tempo, haverá a passagem de um ciclone extratropical pelo país que pode provocar a famosa ‘tempestade de areia’, fenômeno climático que atingiu Campo Grande no ano passado destelhando casas, derrubando árvores e até mesmo postes de energia elétricas e estruturas metálicas de postos de combustíveis.
A previsão do tempo
Em Campo Grande, a semana começa com muita chuva na segunda-feira (08), cuja previsão aponta para até 30 milimetros durante o dia. Na terça (09), o tempo continua nublado e chuvoso, com trovoadas e queda acentuada na temperatura. Na quarta (10), não deve mais chover, porém, o frio estará presente com mínima de 9ºC. Na quinta (11), mais frio, com os termômetros chegando aos 7ºC. A possibilidade de geada, que havia sido prevista anteriormente, foi descartada. Na sexta (12) ainda haverá frio, com mínima de 9ºC, sendo que no sábado (13), o calor volta a predominar.
Em Dourados, segunda maior cidade do Estado, a previsão não é muito diferente. Na segunda e terça-feira, chuva de até 30 milimetros com queda acentuada na temperatura ao longo do dia. Na quarta, a temperatura mínima será de 6ºC e sobe para 7ºC no dia seguinte. Na sexta, frio de 9ºC, mas o tempo fica aberto e o Sol deve proporcionar uma tarde mais quente.
Na cidade de Corumbá, a chuva deve ser de até 45 milimetros no início da semana e o frio deve chegar aos 10ºC entre terça e quarta-feira. Em Três Lagoas, na região do BOlsão, a chuva esperada é de 25 milimetros até a terça-feira, e o frio não deve passar dos 10ºC também.
Existe uma possibilidade mínima para geada apenas no extremo sul do Estado. A previsão aponta para frio intenso nas cidades de Ponta Porã, Itaquiraí, Sete Quedas, Iguatemi, Paranhos, Tacuru, Itaquiraí e Mundo Novo com mínimas de 5ºC na quarta-feira, sendo a sensação términa próxima do 1ºC.