DestaquesPolítica

Sem a foice e o martelo e não mais vermelho, PC do B vai passar a se chamar ‘Movimento 65’

Considerado por muitos como o partido político mais antigo do país em atividade, o PC do B (Partido Comunista do Brasil), vai mudar de nome. A agremiação vai passar a se chamar ‘Movimento 65’ já a partir de 2020. A mudança não é novidade no meio político, nos últimos anos várias legendas deixaram de usar a denominação ‘Partido’ e adotaram palavras de maior relevância motivacional e midiática.

No caso do PC do B, a reformulação não ficará apenas no nome. O partido pretende abandonar sua tradicional cor avermelhada, adotando o verde e amarelo, cores da bandeira do Brasil. Outra baixa está nos símbolos da foice e do martelo, que fazem alusão aos trabalhadores do campo e da cidade. A expectativa é que a nova bandeira e nome da agremiação sejam apresentados até o final de janeiro.

A estratégia do PC do B é ganhar notoriedade para o pleito de 2022, quando o atual governador do Maranhão, Flávio Dino, deve ser lançado candidato a presidente da República. Oposicionistas ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido) a sigla quer atrair para o seu grupo lideranças políticas dos rivais PT e PDT, além de pessoas que não aprovam o termo ‘Comunista’.

“Dispõe-se a construir um movimento eleitoral e cívico amplo, de caráter frentista — Movimento 65 —, um lugar para os lutadores e lutadoras das causas da classe trabalhadora e do povo, intelectuais e agentes culturais progressistas, líderes da sociedade civil. Todos(as) terão lugar no Movimento 65 para se candidatar nas eleições municipais de 2020”, diz a nota pública endereçada aos filiados.

Deixe um comentário