COVID-19Destaques

Saúde em colapso: Morre o terceiro paciente transferido de MS para outro Estado

Um terceiro paciente sul-mato-grossense com Covid-19 transferido para outro estado do País faleceu. O novo óbito aconteceu na madrugada desta quarta-feira (09), em um hospital de São Paulo (SP), onde estava internado desde o final da tarde de terça (08). O homem tinha 66 anos e era residente de Campo Grande.

A informação foi confirmada pela Secretaria do Estado de Saúde (SES), que já havia garantido, nas ocasiões passadas, que fará o translado dos corpos para o sepultamento nas cidades de seus famílias. Por questões sanitárias, não haverá velório.

Conforme dito no início do texto, esse é a terceira morte dentre os 21 pacientes que já foram transferido para fora do Estado por conta da falta de vagas em UTI nos hospitais de MS.

O primeiro óbito ocorreu na segunda-feira (7). Nice Menanin, de 52 anos, havia sido transferida de Dourados para Porto Velho, capital de Rondônia, na sexta-feira (4). O segundo óbito aconteceu na terça-feira (8). Antônio de Souza Ferreira, de 53 anos,  havia sido transferido de Eldorado para São Paulo no domingo (6). Ele era residente de Maracaju.

Novas transferências

Ainda conforme a SES, mais seis pacientes de Dourados serão transferidos para São Bernardo do Campo, no interior de São Paulo, ainda nesta quarta-feira (9), no entanto, o cronograma pode ser alterado por conta de instabilidades climáticas.

Com todos os 71 leitos de UTI lotados, Dourados tem fila de 35 pessoas aguardando internação. Em leitos de enfermaria, a cidade atende 95 moradores.

Saúde de MS entra em colapso

Nesta quarta-feira (09), o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, declarou que o sistema de saúde do Estado entrou em colapso. “Não há mais leitos nem médicos para atender nossa população”, disse, na live de apresentação dos números da pandemia.

Conforme os dados, somente nas últimas 24 horas foram registradas mais 3.034 novos casos da doença e 58 óbitos em todo Estado, com outros 22 em investigação. Só nos primeiros dias do mês de junho já foram 326 perdas de vidas humanas em decorrência do coronavírus.

As 58 mortes foram registradas nos seguintes municípios de residência: Campo Grande (22 pessoas); Ponta Porã (8), Dourados e São Gabriel do Oeste (4); Bela Vista, Maracaju e Naviraí (2). Os municípios seguintes registraram um óbito cada: Aquidauana, Batayporã, Brasilândia, Coronel Sapucaia, Corumbá, Glória de Dourados, Japorã, Laguna Carapã, Mundo Novo, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Selvíria, Três Lagoas e Vicentina.

A fila de espera por vaga de UTI tem 274 pacientes. Na data de hoje estão internados 1.287 pacientes, desses 743 em leitos clínicos (543 públicos e 200 privados) e 544 em leitos de UTI (419 públicos e 125 privados). No isolamento domiciliar são 20.750 pessoas e 278.044 já conseguiram se recuperar da doença.

Em vista do quadro atual, o secretário sugeriu aos gestores de saúde dos municípios que tomem medidas mais duras para conter a disseminação do vírus. “Sabemos que isto pode causar mal humor em diversas categorias, mas é melhor do que suportar a dor daqueles que perderam seus entes queridos”, finalizou Geraldo Resende.

Deixe um comentário