DestaquesMunicípios

Santuário de Santo Antônio de Pádua, em Terenos, guarda pedaço da pele do santo casamenteiro

O Santuário Santo Antônio de Pádua, em Terenos, guarda um verdadeiro tesouro para os devotos. Trata-se de uma relíquia classificada como sendo de primeiro grau do próprio padroeiro.

Protegido pelo ostensório, a relíquia em pauta é simplesmente um pequeno pedaço da própria pele da face de Santo Antônio de Pádua, reconhecido como o doutor da igreja universal. O material foi trazido para cá da própria cidade italiana na qual foi enterrado o seu corpo.

De acordo com a Igreja Católica, uma relíquia considerada como sendo de primeiro grau é sempre uma parte do corpo de um santo. Além dessa, também há as relíquias de segundo grau, que são pedaços de vestimentas e adornos usados pelos santos, e ainda de terceiro grau, que são qualquer objeto utilizado ou tocado pela figura santa em vida.

Para o padre Roberto Gomes, atual pároco do Santuário, a presença da relíquia de primeiro grau dá uma grande relevância para a igreja da pequena cidade sul-mato-grossense, distante apenas 30 quilômetros da capital. “Terenos possui a mais forte de todas as relíquias e isso faz com que a cidade tenha uma conexão muito intensa com Santo Antônio”, afirmou.

O pedaço da pele da face de Santo Antônio de Pádua chegou a Terenos em 13 de junho de 2000, quando a Igreja Matriz foi elevada a Santuário. Na época, o padre Luciano Scampini, já falecido, fez um pedido ao Vaticano, onde está a sede da Igreja Católica. Terenos é a única cidade de Mato Grosso do Sul a possuir uma relíquia de primeiro grau do santo, que é tido como ‘casamenteiro’ pelos fiéis.

Santuário de Santo Antônio de Pádua, em Terenos, guarda pedaço da pele do santo casamenteiro
Padre Roberto Gomes, pároco do Santuário (Foto: Divulgação)

Festa de Santo Antônio

O Santuário Santo Antônio de Pádua, em parceria com a Prefeitura de Terenos, realizará nos dias 11, 12 e 13 de junho, na Praça Municipal de Eventos, a primeira Festa de Santo Antônio. Com uma extensa programação, o principal objetivo é propagar a fé no santo casamenteiro e também arrecadar fundos para a construção de uma nova igreja, que irá acomodar melhor os fiéis.

“Convidamos todos para essa celebração de alegria, tradição e fé. Estaremos esperando visitantes de todo o Estado para prestigiar a festa do nosso Padroeiro”, conclui padre Roberto.

Confira a programação:

Dia 11 – apresentações culturais e show de forró com a Banda Flor de Pequi

Dia 12 – apresentação cultural e show com o cantor Edson Canela e Banda

Dia 13 (Dia de Santo Antônio) – carreata seguida de missa campal e show católico com a dupla Alvaro e Daniel, de Curitiba (PR).