DestaquesPolicial

Roubos e furtos de veículo no país diminuíram 32% nos 4 primeiros meses de 2024

O número de roubos e furtos de veículos no país apresentou redução de 32% nos quatro primeiros meses deste ano, segundo dados do painel de monitoramento do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp), do Ministério da Justiça.

Nos quatro primeiros meses deste ano, foram registradas 82,2 mil ocorrências do tipo, cerca de 679 furtos ou roubos a cada dia. Apesar dos números, houve uma redução dos casos. Comparado ao primeiro quadrimestre de 2023 (122 mil carros roubados), a queda chega a 32%. O Brasil registrou uma média de 40 veículos roubados ou furtados a cada hora ao longo de 2023. Ao todo, no acumulado do ano, foram 353 mil veículos roubados, segundo dados levantados no painel de monitoramento do Sinesp.

A redução, no entanto, ainda não é o suficiente para atender as metas do Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Na medida, duas metas estão focadas na redução de roubos e furtos. O documento prevê, por exemplo, que a taxa de furtos caia para 140 ocorrências por 100 mil habitantes até 2030., enquanto a de roubo precisa recuar para 150 ocorrências por 100 mil veículos.

No fechamento de 2023, o painel indicou que a taxa de roubo já está abaixo da meta prevista pela pasta, com 111,56 ocorrências para cada 100 mil veículos. No entanto, no caso de furtos, a taxa continua em 184,41 casos para cada 100 mil veículos, o que exige uma redução de 24% para que a pasta atenda a meta estipulada para daqui a seis anos.

O painel também indica o ranking de cidades com maior índices no país. Quem lidera os registros de roubos é o Rio de Janeiro, seguido pelo Recife. No caso de furtos, a cidade com mais ocorrências é São Paulo, seguida pelo Rio de Janeiro.

Questionado, o Ministério disse que atribui à redução dos casos à implementação do Plano Nacional de Segurança e Defesa Social, “acompanhado do esforço conjunto dos estados e do Distrito Federal no comprometimento das metas previstas em seus respectivos planos estaduais e distrital”.

Dicas para evitar roubos e furtos

  • Evite deixar objetos de valor dentro do veículo, como óculos de sol, jaqueta de couro, rádio ou até mesmo sacolas que possam interessar bandidos;
  • Não dê carona a desconhecidos;
  • Utilize alarmes e dispositivos que possam dificultar a ação de bandidos;
  • Evite adesivos que indiquem sua condição social, profissão, nomes dos filhos e estrutura da família, isso pode chamar a atenção dos bandidos;
  • Mantenha o veículo fechado e não o deixe aberto mesmo que a parada seja rápida;
  • Fique atento a golpes e evite receber ajuda de estranhos; e
  • Caso flagre alguém arrombando o seu carro, mantenha a calma e ligue imediatamente para a polícia (190).