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Rotatórias do novo macroanel rodoviário da Capital ficam prontas em 40 dias

Devem ficar prontas nos próximos 40 dias as duas rotatórias previstas no projeto do novo macroanel rodoviário de Campo Grande, que ligará as saídas de Cuiabá, Rochedinho e Rochedo. De acordo com a Prefeitura, na rotatória da MS-080 já foi feita terraplanagem e está pronta a base para receber o pavimento. Já na rotatória da MS-010 está quase pronta a terraplanagem.

O macroanel terá ainda uma terceira rotatória, no cruzamento com a BR-163. O projeto  está em análise no DNIT. Serão executados acessos a 24 propriedades que margeiam os 24  quilômetros do traço deste último braço do macroanel, construídas canaletas de drenagem, sinalização e plantio de grama no aterro das rotatórias.

Parada desde 2014, o orçamento da obra subiu de R$ 27 milhões para R$ 30,8 milhões e terá um aditivo de mais R$ 6 milhões (chegando a R$ 36,7 milhões) para comportar reajustamentos das planilhas elaboradas em 2010 e serviços complementares inseridos após algumas adequações.

IMG_2078 (Copy)No trecho entre as saídas de Rochedinho e Cuiabá,  por exemplo, quando foi retomada a terraplanagem, constatou-se a necessidade de dois  “colchões”  de pedras para drenagem da água de duas nascentes localizadas no trecho, em nova  sondagem,  ao custo de R$ 600 mil. São estruturas de 250 metros de extensão, cada um, com dois drenos laterais. Isto evitará que a água aflore, arrastando o aterro da pista.

Também foram feitas mudanças nos projetos das três rotatórias para comportar o tráfego de caminhões pesados. A rotatória da MS-060 deve ser redimensionada para se adequar a duplicação deste trecho da rodovia executada ano passado. Foi preciso negociar com o proprietário da fazenda localizado às margens, que cedeu 10 hectares para servir de faixa de domínio da rodovia.

“Se mantido o projeto original,  os caminhões maiores não têm como fazer rotatórias sem o risco de tombar”, explica o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese. Pistas e alças mais largas exigiram maior volume de terraplanagem e material de pavimento.

O setor norte do macroanel foi projetado para ligar as saídas de Cuiabá e Aquidauana (BR-262), passando pelas saídas de Rochedinho e Rochedo (etapa em execução). Os caminhões de cargas que tenham como destino o núcleo industrial do Indubrasil ou a saída de São Paulo, terão uma alternativa de  tráfego sem passar pelo Centro da cidade.

Além de readequar os projetos, nos últimos dois anos para garantir a continuidade da obra, a Prefeitura conseguiu concluir a negociação  com os proprietários que tinham áreas no traçado do macroanel, que atravessou 46 propriedades.  Dos 24 quilômetros de todo o trecho em obras,  foram executados os últimos seis quilômetros, entre as saídas de Rochedinho e Cuiabá e no quilômetro final antes de chegar até a MS-010, foi preciso negociar a desapropriação com os proprietários.

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