Reunião do Ministério das Mulheres em Campo Grande discute caso Vanessa Ricarte
Com uma mesa composta exclusivamente por mulheres, teve início na manhã deste domingo (16) a reunião da equipe do Ministério das Mulheres com o Colegiado Gestor da Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande. O encontro, que começou por volta das 9h, teve como uma de suas pautas principais o caso da jornalista Vanessa Ricarte, assassinada a facadas por seu ex-companheiro, Caio Cesar Nascimento Pereira, no último dia 12 de fevereiro.
A ouvidora Graziele Carra Dias, que integra a equipe, destacou a presença do Ministério para dar suporte no caso e acompanhar as medidas necessárias. “Viemos para ajudar no caso Vanessa Ricarte”, afirmou. A reunião também contou com a participação da diretora de Proteção de Direitos, Pagu Rodrigues, e da chefe de gabinete da ministra, Katia Guimarães, além da Secretária-Executiva da Mulher, Angélica Fontanari, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Iacita Azamor. Delegadas da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e outros membros do conselho também marcaram presença.
Durante o início da reunião, a imprensa teve acesso ao momento de apresentação das participantes, mas, após esse momento, o encontro seguiu a portas fechadas para tratar dos detalhes do caso e das ações a serem tomadas.
A equipe do governo federal, após este encontro, seguirá com mais compromissos. Na segunda-feira (17), haverá uma reunião com a secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc), Viviane Luiza da Silva, e com a subsecretária estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa.
Já na terça-feira (18), a ministra Cida Gonçalves estará em Campo Grande, onde são esperadas reuniões com o governador Eduardo Riedel e com os desembargadores Dorival Renato Pavan e Ruy Celso Barbosa Florence, presidente e corregedor do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.
A presença do Ministério das Mulheres foi acionada após o feminicídio de Vanessa Ricarte. A jornalista, que havia buscado proteção na Deam e recebido uma medida protetiva, relatou em áudio enviado a uma amiga que não teve acesso à escolta policial quando necessitou e foi orientada a ligar para seu agressor e avisar que retornaria para casa. Essa mensagem foi enviada algumas horas antes do crime.
Feminicídio de Vanessa Ricarte
Na tarde de quarta-feira (12), Vanessa voltou à sua residência no bairro São Francisco, em Campo Grande, acompanhada de um amigo, para retirar seus pertences. Durante a conversa com o ex-noivo, Caio, ele a atacou com facadas. A jornalista foi socorrida e levada em estado grave à Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu ainda na noite do mesmo dia.
Caio Cesar Nascimento Pereira foi preso em flagrante por uma equipe da Polícia Militar, logo após o crime e, na sexta-feira (14), teve sua prisão preventiva decretada pela Justiça