Região sudoeste de MS pode sofrer lockdown completo
A região sudoeste de Mato Grosso do Sul pode sofrer um lockdown completo nos próximos dias. A informação partiu do secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende neste sábado (23), após a atualização dos dados do novo coronavírus no Estado.
De acordo com ele, a região concentra atualmente quase um quarto dos casos de covid-19 de MS e, apesar dos números, há uma significativa baixa adesão da população local para o isolamento social e demais medidas de prevenção ao vírus. Segundo ele, até mesmo pessoas que estão contaminadas desrespeitam a quarentena e espalham a doença.
A região sudoeste soma 206 casos confirmados de covid-19, o que corresponde a 24% do total no Estado, de 858 casos. De ontem para hoje foram 39 casos. Fazem parte desta região as cidades de Guia Lopes da Laguna, que registra até o momento 144 casos confirmados, Jardim (30), Bonito (30) e Bela Vista (2).
De todas essas, Guia Lopes da Laguna é a mais grave, já que tem hoje uma das mais altas incidências da doença do país, com 1.455,3 por 100 mil habitantes.
Geraldo explicou que tem se reunido diariamente com os representantes destas cidades e que, se não houver diminuição nos casos, será necessário tomar medidas mais drásticas, como o bloqueio total da região. “Nós estamos discutindo, e certamente, esse final de semana, início da semana, haveremos, de comum acordo com as administrações municipais, adotarmos medidas mais rigorosas, que podem levar ao lockdow completo da região”, declarou o secretario estadual.