CapitalDestaques

Reformas das escolas e centro de altas habilidades são metas da Educação para 2023

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), atua para garantir educação de qualidade para os alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme), que tem aproximadamente 108 mil alunos em 205 unidades escolares. Para este ano letivo que se inicia, a prioridade é continuar valorizando os profissionais que atuam na educação pública municipal, além de melhorar a infraestrutura das escolas e principalmente assegurar ações pedagógicas efetivas no ensino-aprendizagem dos alunos.

Entre as metas estabelecidas para 2023 está a criação de um Centro Municipal de Altas Habilidades, com atendimento no contraturno das atividades escolares. Atualmente a Reme atende 108 alunos com altas habilidades que participam de projetos artísticos e culturais, além de aulas de música, dança e esportes. As atividades que envolvem os alunos em diversas práticas esportivas, artísticas e culturais, foram retomadas no primeiro semestre do ano passado, após o retorno 100% presencial das aulas – que estavam de maneira remota e escalonada, entre março de 2020 e dezembro de 2021, por conta da pandemia. Entre 2017 e 2019, os projetos beneficiaram mais de 45 mil alunos da Rede Municipal de Ensino.

As modalidades esportivas oferecidas são: atletismo, badminton, basquetebol, beach tennis, capoeira, esporte adaptado, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, jiu jitsu, judô, karatê olímpico, kung fu, luta olímpica, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol e vôlei de praia. Além de dança (contemporânea, balé clássico, urbana, jazz dance, regional, corpo coreográfico), música (instrumento de corda, flauta, percussão, coral, regente de orquestra), artes visuais (desenho artístico, pintura em tela, artesanato, grafite, escultura), teatro, circo, audiovisual e xadrez.

Os projetos de esporte, arte e cultura são oferecidos no contraturno ou turno estendido, das aulas regulares. No total são 21 modalidades esportivas, seis linguagens e 21 expressões artísticas, beneficiando os alunos em 119 escolas. Para 2023, a expectativa é ampliar o atendimento das unidades escolares, proporcionando o acesso dos alunos em diferentes áreas de interesse.

Outra atuação importante é relativa ao ensino e a prática das tecnologias digitais, que estão cada vez mais acessíveis para os alunos da Reme. Em 2022, uma das novidades colocadas em prática envolveu o ensino e a aprendizagem de robótica, voltada aos alunos do ensino fundamental – do 5° até o 9° ano -, cumprindo assim a meta do plano de governo da gestão atual, voltada a implantação de laboratório maker-robótica.

As aulas do “Projeto de Programação Robótica: ferramenta de inclusão tecnológica” em 2022 foram possíveis por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). E, para o ano letivo de 2023, a tecnologia terá espaço de forma inovadora nas unidades escolares, modernizando o que já é oferecido aos alunos.

VALORIZAÇÃO

Como forma de incentivar a contínua formação dos servidores públicos municipais e com olhar atento àqueles que estão nas carreiras que exigem o ensino fundamental e médio, a Prefeitura de Campo Grande retomou em 2022, o Programa Nacional de Formação Inicial em Serviços dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário), beneficiando 640 servidores. O curso é para os servidores não docentes da educação, que atuam na limpeza, merenda, além do pessoal administrativo das secretarias escolares, monitores de aluno, cujo trabalho é de extrema importância para o dia a dia da escola. Os servidores terão incorporado na remuneração um aumento de aproximadamente 50% – após o término do curso.

O programa é para formação e habilitação técnica dos profissionais da educação efetivos, não docentes, e que atuam nas escolas da Reme. Nesta edição são oferecidos cursos profissionais técnicos em alimentação escolar, infraestrutura escolar, multimeios didáticos e secretaria escolar. Entre 2017 e 2019, o Profuncionário atendeu 1.427 cursistas, e agora é retomado por ser uma política de formação e valorização profissional, que é o foco da atual gestão.

INFRAESTRUTURA

Além da atuação na área pedagógica e de recursos humanos, a Semed também vai atuar para a melhoria física das escolas. Em 2022 teve início o projeto “Escolas Unidas e Revitalizadas com Amor” (Eureca), com serviços de manutenção e revitalização das unidades escolares da Reme. Até agora foram 39 intervenções entre unidades revitalizadas.

Outra frente de trabalho para a melhoria física das escolas é a colaboração por meio de parceria entre as Associações de Pais e Mestres (APMS) e Programação Financeira – Recursos da Águas Guariroba para reforma. O projeto já tem onze escolas contempladas, e foi idealizado pela Prefeitura Municipal para atender demandas de adequação física das unidades escolares.

Existe a previsão de concluir oito obras de novas escolas nos próximos dois anos, totalizando 23 unidades escolares até 2024. Este ano foi finalizada e entregue a Emei Professora Iracema da Cunha Barreto, na Vila Nasser, e no início de 2023 mais uma EMEI – na Vila Popular – deve ser concluída e entregue. As obras de outras quatro estão com abertura de processo licitatório em processo de retomada e conclusão – nos bairros Jardim Inápolis, São Conrado, Oliveira III e Talismã.

PREPARAÇÃO

Para o ano letivo 2023 a Prefeitura Municipal já iniciou a preparação administrativa para aquisição de kit escolar, uniformes e merenda. A organização visa atender todas as unidades urbanas e rurais, inclusive nos distritos de Anhanduí e Rochedinho, a entrega dos alimentos não perecíveis – arroz, feijão, óleo, extrato de tomate, sal, açúcar, macarrão, farinha, aveia, leite em pó, biscoitos e outros itens -, e os congelados – carne e polpas de suco -, antes do início das aulas, que devem começar em fevereiro.

As escolas recebem 150 toneladas de alimentos secos, 45 toneladas de produtos congelados e 147 toneladas de hortifrúti, garantindo merenda de qualidade e sem faltar em todas as unidades escolares da Reme. Os produtos perecíveis – frutas, legumes e verduras – são oferecidos diretamente da agricultura familiar.

A cada mês a equipe técnica de nutricionistas da Superintendência de Alimentação Escolar (Suale) elabora sete cardápios diferenciados para unidades urbanas, rurais, de acordo com o público e o período de funcionamento (integral ou não), para respeitar as referências nutricionais, os hábitos alimentares, além da sazonalidade e diversificação agrícola da região na alimentação saudável adequada. Também são observadas as necessidades das crianças como alergia, intolerância e diabetes, com alimentos específicos sem glúten, lactose, entre outros.

No início do ano letivo de 2023 estarão disponíveis os uniformes, em cada unidade escolar onde o aluno é matriculado. Todos os alunos da Reme, desde o grupo 1 (alunos de 4 meses) até o 9° ano do ensino fundamental das escolas urbanas e do campo e os estudantes da Educação de Jovens e Adultos/EJA, receberão, de acordo com o ano e a unidade escolar, camiseta, bermuda, blusa de moletom, calça, jaqueta, mochila, tênis. Os alunos das escolas do campo também receberão uma botina.

Os kits de material escolar também serão entregues quando as aulas forem retomadas em 2023. Os kits são compostos por lápis, tesoura, cola, lápis de cor, giz de cera, massinha de modelar, agenda, cadernos diversos, régua, cola colorida, apontador, borracha, tinta guache, com variações de acordo com o ano escolar.

Deixe um comentário