Realizado neste domingo em 11 cidades e online, vestibular da UFMS teve 14,8% de abstenção
Foi aplicado durante a manhã deste domingo (04) a prova objetiva do Vestibular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Ao todo foram mais de 27 mil inscrições, das quais cerca de 19 mil foram efetivadas e, destes, 15.707 candidatos compareceram aos locais para prestar o exame de ingresso ao nível superior da instituição pública.
A taxa de abstenção foi de 14,8% nas provas presencial e on-line. Segundo o pró-reitor de Graduação, Cristiano Argemon Vieira, o quantitativo ficou dentro do esperado. “Em geral, nos processos seletivos anteriores também verificamos uma taxa abstenção parecida com as do Vestibular deste ano”, disse ele.
A prova foi composta por 60 questões objetivas e terminou às 13 horas. O tema da redação foi “A cultura da paz e da não-violência como alicerce para o verdadeiro desenvolvimento”.
A divulgação do gabarito preliminar está prevista para a segunda-feira (5). A publicação do resultado preliminar deve ser feita no dia 23 de janeiro e o resultado final está previsto para o dia 6 de fevereiro.
Neste ano, o processo seletivo teve recorde de inscritos e uma das novidades foi a prova no formato on-line para alguns cursos presenciais e de Educação à Distância.
“É uma prova que é realizada em um sistema onde o candidato insere as informações, a senha, tira foto com a identidade e tem uma câmera que fica ligada durante a realização”, detalhou o diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica, Anderson Viçoso de Araújo.
As provas presenciais foram aplicadas em 11 municípios: Aquidauana, Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. Na Capital, os locais de prova foram a própria Cidade Universitária e também a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).
Estudantes querem entrar na Universidade em 2023
Entre os estudantes estava Carolina Alves, que chegou ao local de prova com muita confiança. “Eu me preparei o ano inteiro, é a faculdade que eu quero. A prova não é fácil, mas vai de cada estudante, da sua preparação. Eu sempre quis entrar na UFMS, pesquisei muito e conheço pessoas que estudam aqui. Para mim, é a melhor opção”, comentou ela.
Outro candidato que também esteve presente foi Gabriel Moura, que tenta ingresso no curso de Medicina. O estudante se dedicou muito na preparação ao longo do ano e já sonha com a vaga. “Medicina na UFMS é um dos melhores cursos que temos”, afirmou.
Já Cecília Sá contou que a preparação pré-Vestibular foi intensa e que sonha ingressar na Universidade em 2023. “Eu estou estudando há três anos, faço cursinho. Estou calma, em comparação com os anos anteriores, mas sempre tem aquele nervosismo”, disse.
Os primeiros candidatos deixaram os locais de prova após 3 horas do início. Lívia Volcoff, de 17 anos, sonha com uma vaga no curso de Medicina Veterinária e contou que, apesar de ter sido uma prova difícil, espera garantir um bom resultado. Emily Pereira Lima também considerou a prova desafiadora, mas está na expectativa por um bom resultado. Aos 17 anos, ela deseja ingressar no curso de Odontologia. “Eu acho que fui bem na redação. Estudei sozinha, pela escola, estou me dedicando desde o começo do ano”.
A diretora-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), Nilde Brum, destacou que o Vestibular foi construído pela Fapec em conjunto com a Universidade, com o objetivo de entregar uma prova de qualidade para os candidatos.
Neste domingo, havia mais de 1,3 mil pessoas atuando na organização. “Foram alguns meses de trabalho, até porque tivemos essa novidade da prova on-line neste ano. Tudo foi pensado de forma que ninguém tivesse prejuízo, esperamos que todos possam fazer a prova da melhor forma possível e que tenham ótimos resultados”, declarou.