DestaquesPolítica

“Quem decide para onde vão as Forças Armadas, são vocês”, diz Jair Bolsonaro para apoiadores

O presidente em fim de mandato Jair Bolsonaro (PL) apareceu em público nesta sexta-feira (09), em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília (DF), para saudar a multidão de apoiadores que ali o aguardava. Na oportunidade, o político discurssou durante 15 minutos e reforçou o seu compromisso com a Constituição e também afirmou que “tudo dará certo no momento oportuno”, sem entrar em detalhes ao que se referia.

Desde que perdeu o segundo turno eleitoral no dia 30 de outubro para o eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro reduziu a sua agenda pública e até mesmo as postagem em redes sociais, colocando em pausa inclusive o seu principal canal de mensagens com o eleitor, o Youtube, onde fazia lives semanais para prestação de contas. No último dia 05, durante um evento militar, ele foi flagrado chorando.

Hoje, aos apoiadores, Bolsonaro citou exemplos de outros países e garantiu que nada está perdido. “Já disse muitas vezes a vocês. Eu perguntava: ‘O poder emana do povo?’. Depende de quem o povo escolhe para representar. Porque, se o poder emanasse do povo somente pelo povo, Cuba não seria uma ditadura, nem a Venezuela. Devemos ver o que aconteceu nos outros países para que nós não venhamos a cometer exatamente o mesmo erro. Nada está perdido!”.

Em seguida, parabenizou os apoiadores pelas demonstrações em forma de protestos que estão sendo feitas em frente aos quartéis de diferentes cidades do País. “Vocês estão se comportando de forma democrática, se manifestando de acordo com nossas leis. Vocês são cidadãos de verdade. E está na hora de parar de ser tratado como outra coisa aqui no Brasil”, disse. “Vamos acreditar, vamos nos unir. Criticar só quando tiver certeza absoluta. Buscar alternativas, e cada um vê o que pode fazer pela sua pátria”, acrescentou.

Jair Bolsonaro garantiu que as Forças Armadas estão unidas. “Muitas vezes, vocês têm informações que não procedem, e que, pela angústia, pelo cansaço, pelo momento, passam a criticar. Tenham certeza de que entre as minhas funções está a de ser o chefe supremo das Forças Armadas. As Forças Armadas são essenciais em qualquer país do mundo, sempre disse, ao longo desse quatro anos, que as Forças Armadas são o último obstáculo para o socialismo”.

Em outro momento, o presidente em fim de mandato citou que é preciso dar a vida pelo Brasil. “Nada está perdido. O ponto final é somente com a morte. Nunca saí de dentro das quatro linhas da Constituição e acredito que a vitória será também dessa maneira. Dou a minha vida pela minha pátria”, discursou. E ainda emendou que é a população decidirá seu futuro e o das Forças Armadas. “Quem decide o meu futuro, para onde eu vou, são vocês. Quem decide para onde vão as Forças Armadas, são vocês, quem decide para onde vai a Câmara, o Senado, são vocês também”.

Ele afirmou que não vai autorizar o uso das Forças Armadas para impedir a posse do presidente eleito democraticamente Lula, que acontece no dia 19 de janeiro. “Não é eu autorizo não. É o que eu posso fazer pela minha pátria. Não é jogar a responsabilidade para uma pessoa. Eu sou exatamente igual a cada um de vocês que está aqui. De carne, unha e sentimento”, disse aos apoiadores que gritaram “eu autorizo”.

Veja o vídeo abaixo:

Deixe um comentário